Qual a classificação da palavra poeira?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

substantivo feminino Terra ou qualquer outra matéria reduzida a pó.

adjetivo

adjetivo Que contém tudo de que é capaz; preenchido, repleto.

As poeiras são partículas sólidas formadas pela ruptura mecânica de um sólido, por meio de processos de moagem, atrito, impacto etc.

São considerados agentes químicos as substâncias, compostos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz. Exemplos: - Dói (dói); - Lei (lei);

A divisão silábica é feita de acordo com a quantidade de fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora.

Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).

As classes de palavras ou classes gramaticais organiza os estudos sobre as palavras da Língua Portuguesa em 10 grupos. Esses grupos estudam a função de cada palavra da gramática no texto. São eles: adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, interjeição, numeral, preposição, pronome, substantivo e verbo.

Analisa a estrutura das palavras de acordo com sua classificação. Análise morfológica é o estudo de cada uma das palavras presentes em uma oração de maneira independente, observando sua classe gramatical.

As substâncias existentes na natureza podem ser encontradas em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.

Os riscos químicos presentes nos locais de trabalho são encontrados na forma sólida, líquida e gasosa e classificam-se em: poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral. Poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar (aerodispersóides).

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, nevoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo ...

A poeira domiciliar é um acúmulo de matérias vivas ou inertes, como fibras de tecido, restos de alimentos, fragmentos e fezes de baratas, pele humana e animal (descamação) pólens, insetos, ácaros, bactérias e fungos. Esse “composto” é o alérgeno mais importante.

A composição das poeiras na atmosfera é uma mistura de minerais que pode conter, por exem- plo: quartzo, minerais de argila, óxidos de ferro e carbonato de cálcio; com propriedades químicas e ópticas distintas (Rodríguez et al. 2012).

Definição de tipos de Poeira
Classificam – se em: Poeiras Minerais, Poeiras Alcalinas, Poeiras Vegetais e Poeiras Metálicas. Exemplos: poeira sílica, carvão, talco, farinha.

Hiato e Ditongo
A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

Ditongo é o encontro de uma vogal com uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: beijo (bei-jo), caixa (cai-xa), sabão (sa-bão). Tritongo é o encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Exemplos: iguais (i-guais), saguão (sa-guão), Paraguai (Pa-ra-guai).