Qual a classificação da palavra fósforo?

Perguntado por: rcamacho5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

substantivo masculino Corpo simples, de símbolo P, número atômico 15, massa atômica 30,9737, ligeiramente ambreado, muito inflamável, luminoso na obscuridade: o fósforo foi descoberto por Brand em 1669.

Fósforo é Uma Palavra Com 3 Sílabas e 7 Letras.

Resposta. Possível: paroxítona terminada em ''l''. Fósforo: proparoxítona (são sempre acentuadas).

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

A divisão silábica é feita de acordo com a quantidade de fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora.

Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: árvore, cálida, fétido etc.

Tonicidade diz respeito à sílaba que apresenta maior proeminência em uma palavra. Essa sílaba é chamada de tônica ou acentuada. Ela recebe o acento principal ou primário na palavra.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

Proparoxítonas são palavras que possuem a antepenúltima sílaba como tônica. Essas palavras sempre recebem acento gráfico na língua portuguesa. As palavras proparoxítonas têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. Palavras proparoxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima da palavra.

Segundo uma visão mais tradicional, essas palavras são classificadas como paroxítonas terminadas em ditongo crescente: mágoa (má-goa); série (sé-rie); gênio (gê-nio);

Todas as palavras proparoxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima) são acentuadas: lúcido, século, próximo.

As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra. Essas palavras podem ou não ser acentuadas. Recebem o acento gráfico as palavras oxítonas que terminam em: a/as, e/es, o/os e em/ens.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca-rá-ter, ca-va-lei-ro, pa-pa-gai-o. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: es-tá-di-o, sí-la-ba, sub-sí-di-o.

Palavras oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última. Apenas são acentuadas as oxítonas terminadas em “a(s)”, “e(s)”, “o(s)”, “em”, “ens”, “éis”, “éu(s)”, “ói(s)”, com as vogais “i(s)” e “u(s)” sozinhas na sílaba, e com a vogal “i” das formas verbais terminadas em “-air” e “-uir”.

Assim, são chamadas de oxítonas as palavras que possuem sua tônica na última sílaba, paroxítonas na penúltima e proparoxítona na antepenúltima. Em uma palavra, a sílaba forte é aquela pronunciada com maior intensidade chamada de sílaba tônica, as outras são chamadas de átonas.

Assim, temos: a) palavras oxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na última sílaba. b) palavras paroxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na penúltima sílaba. c) palavras proparoxítonas: são assim classificadas quando o acento tônico recai na antepenúltima sílaba.

A diferença é que o hiato é um encontro vocálico que fica em sílabas diferentes, quando é feita a divisão silábica. Já o ditongo é um encontro vocálico que permanece na mesma sílaba quando é feita a separação. No ditongo acontece apenas um esforço de voz, além disso as vogais mantêm-se na mesma sílaba.

O hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes de uma mesma palavra. Difere-se do ditongo, em que as vogais permanecem na mesma sílaba. O hiato ocorre quando duas vogais aparecem uma ao lado da outra, mas em sílabas diferentes.