Qual a classificação da palavra anzol?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

substantivo masculino Pequeno gancho de aço, farpado, que se coloca na extremidade de uma linha de pescar e onde se prende a isca para fisgar o peixe.

Anzol é Uma Palavra Com 2 Sílabas e 5 Letras.

SEPARAR EM SÍLABAS

  1. Quantas sílabas tem anzol? 2 sílabas.
  2. É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

A sílaba tônica é a sílaba emitida com mais ênfase, sendo que em cada palavra há apenas uma sílaba tônica. De acordo com a intensidade com que são pronunciadas, as sílabas podem ser tônicas ou átonas. Assim, a chamada sílaba átona é a que possui menor intensidade numa palavra.

Palavras paroxítonas são palavras que têm a sua penúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, como a sílaba que é pronunciada com maior força: estudo (es-TU-do); açúcar (a-ÇÚ-car); roupa (ROU-pa).

As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

De acordo com o número de sílabas, as palavras classificam-se em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. Para que você possar relembrar, a sílaba é um fonema ou grupo de fonemas pronunciados por meio de apenas uma emissão sonora.

A divisão silábica é feita de acordo com a quantidade de fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora.

Com relação ao número de sílabas, as palavras podem ser classificadas em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas. As sílabas são fonemas (sons) ou grupos de fonemas pronunciados por meio de apenas uma emissão sonora.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Palavras proparoxítonas: têm sua sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Exemplos: ética, tarântula, misericórdia.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

A sílaba tônica é a mais forte, aquela que pronunciamos com maior intensidade. Quanto à posição da sílaba tônica, uma palavra pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: panela, sorriso, lápis etc. Proparoxítonas: palavras cuja antepenúltima sílaba é tônica. Exemplos: atômica, íntimo, cúmulo etc.

Assim, são chamadas de oxítonas as palavras que possuem sua tônica na última sílaba, paroxítonas na penúltima e proparoxítona na antepenúltima. Em uma palavra, a sílaba forte é aquela pronunciada com maior intensidade chamada de sílaba tônica, as outras são chamadas de átonas.