Qual a classificação da flauta?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Apesar de atualmente ser fabricada em metal, em sua origem, esta era de madeira. Por esta razão, até hoje, a flauta transversal é classificada nas orquestras como um instrumento pertencente ao grupo das madeiras.

O instrumento pertence ao grupo das flautas longas, que por sua vez pertence ao grupo de instrumentos de sopro. Pode ser categoriza como uma flauta do tipo transversal: Forma simples: é a forma mais usada, os tubos são dispostos em jangadas, os tubos mais curtos devem estar à esquerda do músico flautista.

Quais são os tipos de instrumentos musicais

  • Instrumentos de corda ou cordófonos.
  • Instrumentos de sopro ou aerófonos.
  • Instrumentos de percussão ou membranófono.
  • Idiofones.
  • Eletrofones.

A flauta é um instrumento de sopro da família das madeiras. Ela foi inventada, lá no período neolítico, com a intenção de imitar o som dos pássaros. Para isso, os homens da época usavam bambus perfurados e, assim, criaram o primeiro instrumento de sopro que se tem registro.

Sendo um instrumento musical de sopro, possui estética produzida com vários tipos de madeira, ela possui um formato de tubo com alguns buracos em sua estrutura. Ela funciona quando o vento produzido no sopro atravessa seu tubo e vibra com a passagem do ar através dos pequenos furos que ela possui.

Aerofones: Instrumentos de sopro, Órgão, Fagote, Tin whistle, Flauta transversal, Sarrusofone, Dulzaina, Clarinete, Shofar.

Características do Violão
Considerado um instrumento de corda pinçada, pois a principal forma de extrair o som das cordas é com os dedos, palheta ou dedeira. No mundo, é conhecido como guitarra acústica ou clássica.

Os instrumentos de sopro podem ser divididos em duas categorias: os de madeiras e os de metais. No entanto, é a forma de produção do som que determina sua classificação e não o material construtivo do instrumento.

Sopranino: tem os sons mais agudos entre todos os modelos desse tipo de flauta. Soprano: faz sons agudos. Contralto: produz sons médios e agudos. Tenor: faz sons médios e graves.

Mas existem outros 12 modelos de flauta, cada um com a sua história. Piccolo ou flautim – O piccolo ou flautim é um instrumento ainda muito semelhante à flauta ocidental de concerto, mas recebe um nome diferente por questão de tradição.

Estilo da Flauta Doce
Soprano: com um som mais agudo; Sopranino: com som agudíssimos; Contralto: com sons agudos e médios; Tenor: com sons médios e graves.

Violões, violinos, violoncelos e harpas são cordofones. O piano e o cravo, apesar de muitas vezes serem conhecidos apenas como instrumentos de teclado, também são cordofones. Por fim, os aerofones ou instrumentos de sopro são aqueles onde os sons são produzidos por meio da vibração de uma corrente de ar.

Dentro dos instrumentos de percussão idiofones, os mais conhecidos: gongo, triângulo, berimbau, pratos, castanholas, reco-reco, cajón, carrilhão, chocalho, sistro, sino e matraca.

Os tipos de flauta
A flauta transversal é a de metal, tocada “de lado”. A flauta traverso é do período barroco, que deu origem à flauta de madeira. E a flauta de Pã, é aquela com vários tubos ligados lado a lado, tocada tanto pelos gregos quanto pelos andinos.

Quando o fluxo entra dentro da flauta, aumenta a pressão do ar dentro do instrumento, e imediatamente o ar que está dentro do tubo tenta escapar tanto pelos furos como pela janela.

A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de bambus perfurados.

flautista | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A flauta transversal é composta por três partes, o Bocal (headjoint) o Corpo (body) e Pé (footjoint).

As flautas, em geral, fazem parte dos instrumentos mais antigos do mundo. Algumas delas já foram encontradas e datadas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha).

Idiofone é um instrumento musical cujo som é provocado pela sua vibração. É o próprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tensão.