Qual a classe gramatical da palavra puxar?

Perguntado por: uteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

verbo transitivo direto Mover para perto de si: puxar uma cadeira para se sentar. Mover depois de si; arrastar, tirar: quatro cavalos puxavam a carruagem.

verbo transitivo direto e bitransitivo Falar, discursar usando palavras; expressar ideias, pensamentos: disse o discurso; disse o discurso ao professor.

A forma correta é puxar, com x. A grafia puchar, com ch, não existe na língua portuguesa e você não deve usá-la, combinado? A confusão acontece porque a consoante x, quando se encontra no início ou no meio da palavra, pode assumir o valor do dígrafo ch.

Ao estudarmos sobre as classes morfológicas, ou seja, as classes gramaticais a que pertencem determinadas palavras, apreendemos que o termo “como” pertence aos pronomes e às conjunções.

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo , ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

O contrário de puxar é: 1 afrouxar, bambear, encolher, soltar, alargar, desapertar, descomprimir, folgar.

1. Acto de puxar com força ou violência. 2. Sacão; repelão.

Puxei vem do verbo puxar. O mesmo que: movi, arrastei, tirei, estiquei, provoquei, causei, suscitei, avivei, comecei.

Adjetivo é uma classe de palavras que serve para descrever características de seres ou coisas, geralmente substantivos ou pronomes. Flexiona em gênero, número e grau de acordo com a palavra que caracteriza.

substantivo feminino Ato ou efeito de responder, de apresentar uma solução para uma pergunta: suas respostas estavam corretas.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo? Errado.

Indicativo

  1. Presente. eufalo-o. tufala-lo. elefala-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eufalava-o. tufalava-lo. elefalava-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eufalei-o. tufalaste-o. elefalou-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eufalara-o. tufalara-lo. elefalara-o. ...
  5. Futuro do Presente. eufalá-lo-ei. tufalá-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eufalá-lo-ia. tufalá-lo-ias.

Significado de Classificação
Colocação de algo seguindo uma ordem: organização alfabética dos livros. [Popular] Avaliação de um conteúdo que determina seu público ou a faixa etária para qual ele é sugerido: programa de classificação livre.

De acordo com a norma culta, os substantivos são classificados em nove tipos diferentes: comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto, composto, simples, derivado e primitivo.

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

1 carregar, arrepelar, arrastar, arrancar, retirar, desembainhar, deslocar, empunhar, empurrar, extrair, levar, mover, movimentar, rebocar, remover, sacar, tirar, tomar, trazer.

Empurrar significa ajudar a retornar ao caminho, trabalhando, lapidado, disciplinado e corrigido o vendedor, o qual deve continuar com as próprias pernas; já puxar está para nulidade, sem forças mesmo que puxado.