Qual a classe gramatical da palavra excelência?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

substantivo feminino Característica do que é excelente, de teor elevadíssimo; primazia, perfeição.

1. Qualidade do que é excelente. 3. Forma de tratamento destinada a pessoas nobres ou ilustres, e em geral dada às pessoas consideradas de alta categoria social (ex.: Sua Excelência mandou avisar que chegará com algum atraso) [Abreviatura: Ex.

pronome Forma do pronome pessoal a, com função de complemento, seguindo a forma verbal terminada em som nasal: as vagas na empresa, deram-nas à irmã do chefe. Etimologia (origem da palavra nas). Pronome obliquo átono "la".

As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

Existem as classes:

  1. Variáveis: admitem flexão, ou seja, podem variar em gênero, número e grau. Ex.: substantivo, artigo, adjetivo, pronome, numeral e verbo.
  2. Invariáveis: NÃO admitem flexão, ou seja, não variam em gênero, número ou grau. Ex.: palavra denotativa, preposição, conjunção, interjeição.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo). Ele pode modificar um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Exemplos: O vizinho fala alto. (alto é um advérbio que indica o modo como o vizinho fala)

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

4 acima de tudo, acima de qualquer coisa, em alto grau, no mais alto grau, sobretudo, máxime, essencialmente, principalmente, fundamentalmente, substancialmente, precipuamente. Exemplo: Embora seja um bom ator, todos sabem que ele é músico por excelência.

9 antônimos de excelência para 2 sentidos da palavra. O contrário de excelência é: 1. falha, insuficiência, banalidade, vulgaridade, limite, mediania, platitude, mesquinhice.

advérbio Que denota intensidade; que representa quantidade, valor ou número.Com que proporção; com que força: nunca imaginou quanto era odiado pelos colegas. Denota a maneira de; como: ela nunca soube de quanto ele adorava seus filhos.

substantivo feminino Via pública urbana, repleta de casas, prédios, muros ou jardins. Espaço nessa via por meio do qual os carros podem transitar.As casas que se situam nas margens dessa via.

Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.

As classes de palavras ou classes gramaticais organiza os estudos sobre as palavras da Língua Portuguesa em 10 grupos. Esses grupos estudam a função de cada palavra da gramática no texto.

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

O artigo é a classe gramatical que geralmente antecede um substantivo, sendo variável em gênero e em número. Pode ser contraído com algumas preposições e, às vezes, ter outras funções nos enunciados conforme aprenderemos a seguir.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

Assim, bem, mal, depressa, devagar, em silêncio etc. Há também as palavras terminadas em "mente", como alegremente, lentamente, rapidamente, afobadamente, intensamente, ansiosamente, calmamente, alegremente etc. Exemplos: Voltei rapidamente para casa.

A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Por se empregarem nas interrogações diretas e indiretas, os seguintes advérbios de causa, de lugar, de modo e de tempo são chamados INTERROGATIVOS: DE CAUSA: por que? Por que não vieste à festa? Não sei por que não vieste à festa.