Qual a citação de Carlos Drummond de Andrade?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho. Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada.

no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra. Este é, provavelmente, o poema mais célebre de Drummond, pelo seu caráter singular e temática fora do comum. Publicado em 1928, na Revista da Antropofagia, "No Meio do Caminho" expressa o espírito modernista que pretende aproximar a poesia do cotidiano.

Use aspas no começo e no fim da palavra, linha ou frase que você está citando. Por exemplo, escreva "I love thee freely" quando estiver citando uma linha no poema de Elizabeth Barrett Browning. Mencione a linha do poema que você está citando entre parênteses no final dela.

Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo. Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. Foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma Poesia".

Amor é o que se aprende no limite, depois de se arquivar toda a ciência herdada, ouvida. Amor começa tarde. Antes apenas corrosiva, a passagem do tempo será, para o drummond da idade madura, também construtiva.

Autor pertencente à segunda fase do modernismo brasileiro, Drummond apresenta uma poesia com liberdade formal e temática sociopolítica. No entanto, seus textos são marcados, principalmente, por temas do cotidiano, que, mesmo culturalmente localizados, assumem um caráter universal.

Características da obra de Carlos Drummond de Andrade

  • Crítica sociopolítica.
  • Versos livres.
  • Temática do cotidiano.
  • Universalismo.
  • Traços regionalistas.
  • Conflito existencial.

O sítio de Português apresenta para você, caro leitor, aquela que foi a última crônica de Carlos Drummond de Andrade, crônica batizada com o um sugestivo título: Ciao.

Elegia a um tucano morto

Contudo, a sua vasta obra nunca se restringiu a formas e temáticas de movimentos específicos. No vídeo produzido pelo Instituto Moreira Salles (IMS), Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, recita o último poema escrito pelo autor: “Elegia a um tucano morto”.

Foi no colégio fluminense que Drummond começou a circular seus textos, colaborando com o jornal da escola, até ser expulso da instituição, em 1919, graças a um incidente com um professor de português, que o acusara de “insubordinação mental”.

Dentre todos os poemas do livro A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade, “Nosso Tempo” é o mais enfático na análise crítico- social da coisificação da vida cotidiana da sociedade da época. Uma sociedade fragmentada, mutilada, torturada, insensível e alienada que está presente em quase todos os poemas do livro.

Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; b) citação indireta: transcrição livre, baseado na obra do autor consultado; c) citação de citação: é uma citação direta ou indireta de um texto do qual não se teve acesso ao original.

Se escreveu poemas alinhados com a vanguarda modernista, também compôs textos que se enquadram no Concretismo, uma das últimas tendências da poesia brasileira no século 20.

Estilo literário
Drummond foi o grande precursor da Poesia de 30. Seu estilo era tipicamente modernista: escrevia versos livres, sem preocupações com métrica e sem pedantismo e erudições. Sua poesia era sofisticada, mas, ao mesmo tempo, também era livre e popular.

Além de poeta, também se sobressaiu no país como contista e cronista brasileiro. Drummond de Andrade faz parte da segunda geração modernista e é considerado um dos maiores escritores do país, com autorias que até nos dias de hoje fazem grande sucesso.

isso é uma frase do Drummond: "A dor passa, mas não passa ter doído."

6 poemas inspiradores de Carlos Drummond de Andrade

  • No meio do caminho. No meio do caminho tinha uma pedra. ...
  • Verbo Ser. Que vai ser quando crescer? ...
  • Poesia. Gastei uma hora pensando em um verso. ...
  • Poema Que Aconteceu. Nenhum desejo neste domingo. ...
  • A Palavra Mágica. Certa palavra dorme na sombra. ...
  • A Palavra. Já não quero dicionários.

O tom do poema é o do observador e sua poética nos é apresentada como a do incomunicável. Nas sete estrofes do poema exibem as sete faces da poesia de Drummond, nos tons e nos temas: a conversa quase prosa, a fala, o ritmo exato, a prece, o retrato falado, a caricatura, o humor, a oralidade.

Em 1923, por insistência de sua família, Drummond matriculou-se no curso de Farmácia da Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Em 1925 concluiu o curso, mas nunca exerceu a profissão. Nesse mesmo ano, fundou A Revista, que se tornou um veículo de afirmação do Modernismo Mineiro.