Qual a cidade que tem mais pistoleiro no Brasil?

Perguntado por: afrutuoso2 . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 6 votos

São João do Jaguaribe

Apontada como a cidade mais violenta do Brasil pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na terça-feira (28), a rural São João do Jaguaribe (CE) convive nos últimos anos com o assassinato de políticos e crimes de pistolagem em uma região marcada pela impunidade.

Já no ranking específico de segurança pública, as melhores colocadas, considerando baixos índices de homicídios e mortes no trânsito, são as seguintes cidades: São Paulo (SP); Santos (SP); Mauá (SP);

Vem conhecer um pouco mais sobre as capitais mais seguras para morar no Brasil:

  • Curitiba. A capital paranaense atrai pessoas de todos os cantos, que estão em busca de uma vida mais tranquila. ...
  • Vitória. Os capixabas não ficam para atrás. ...
  • São Paulo. ...
  • Florianópolis. ...
  • Campo Grande.

Os Estados menos violentos: São Paulo (3,1) e Santa Catarina (3,9), mais o Distrito Federal (4,2).

SEGURANÇA PÚBLICA – RR é o pior Estado em registros estatísticos de violência do país. Roraima ficou na última posição na classificação dos Estados em registros estatísticos de mortes violentas no país. Os dados a seguir são Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022.

Afeganistão

O país mais perigoso do mundo é atualmente o o Afeganistão, seguido pelo o Iêmen e pela a Síria. Isto foi determinado pelo Instituto de Economia e Paz (IEP) da Universidade de Sydney para o ano de 2022.

Ano da publicação: 2022
A violência letal no Brasil atingiu o recorde histórico em 2017, quando mais de 64 mil pessoas foram assassinadas e a taxa de mortalidade chegou a 30,9 por 100 mil habitantes. Desde 2018, no entanto, o país tem reduzido anualmente a taxa de mortes violentas intencionais, chegando a 22,3 em 2021.

Confira abaixo as 6 cidades mais baratas para morar no Brasil:

  • Feira de Santana (Bahia)
  • Caruaru (Pernambuco)
  • Campina Grande (Paraíba)
  • Goiânia (Goiás)
  • Uberlândia (Minas Gerais)
  • João Pessoa (Paraíba)

No ranking de 2022, a cidade de São Paulo (incluindo a região metropolitana) é a que tem a melhor qualidade de vida no Brasil, com um IDHM de 0,842. Em segundo lugar vem Florianópolis, em Santa Catarina, com um índice de 0,833, seguida de Curitiba, capital do Paraná, com IDHM de 0,810.

A cidade com menor PIB per capita do país em 2020 era Matões do Norte, com R$ 4.924. Foi o terceiro ano seguido que o município de 17 mil habitantes aparecia como o mais pobre do Brasil.

As favelas que lideram o ranking são:

  • Cidade de Deus - 41 tiroteios;
  • Rocinha - 32 tiroteios;
  • Jacarezinho - 23 tiroteios;
  • Vila Kennedy - 13 tiroteios.

Considerada a cidade mais organizada do estado, Buritizal, no norte de São Paulo, lidera a lista com índice de 0.951. Quanto mais próximo de 1,0, melhor é a condição de bem-estar da cidade.

Maranhão é o estado

O Maranhão é o estado com maior perda de qualidade de vida e o pior desempenho socioeconômico do país. É o que apontam dois novos indicadores apresentados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maranhão é o Estado

Segundo o IBGE, o Maranhão é o Estado do Brasil com a maior proporção de pessoas em estado de extrema pobreza. Sendo que, 8,4% dos extremamente pobres do país moravam aqui no Maranhão, em 2021.

O anuário revela que, em números absolutos, o Brasil lidera o ranking mundial de homicídios e é o oitavo país mais violento do mundo. Em volume de registros, apenas Índia (40.651) e México (36.579) possuem números tão grandes quanto os do Brasil.

O Brasil é o 22º no ranking dos piores índices de criminalidade. Os dados comparam os 193 estados-membros da ONU.

Em 2021, caiu para 22,3. Apesar da queda, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios do planeta e ocupa a posição de oitavo país mais violento do mundo, de acordo com ranking da UNODC, o escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Santa Catarina

1. Santa Catarina. Santa Catarina está entre os destinos mais adorados pelos brasileiros. Afinal, o estado está recheado de lugares lindos para se visitar e não se resume a praias.