Qual a cidade que tem mais japoneses no Brasil?

Perguntado por: hmonteiro . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.

Assaí é a cidade

Assaí é a cidade que tem a maior porcentagem de japoneses e descendentes em sua população (cerca de 15%). Em diversas localidades, Assaí é conhecida como a "cidade dos japoneses" pela referência de marco histórico da cidade fundada por imigrantes do Japão.

estado de São Paulo

Mais de 70% dos brasileiros asiáticos estão concentradas no estado de São Paulo. Também existem populações significativas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Pará e Pernambuco.

Nissei é a segunda geração dos imigrantes japoneses. O filho do nissei, nascido no país em questão, é um sansei, em que “san-” significa terceira, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda, e o sansei é a terceira. Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Tadashi Yanai além da Fast Retailing
As propriedades do empresário estão nesta lista, como uma casa avaliada em US$ 50 milhões localizada em uma região periférica a Tóquio.

O Paraná é o segundo maior estado do Brasil com concentração de nikkeis – descendentes nascidos fora do Japão. O Norte Pioneiro do estado foi o local escolhido pelos japoneses, que inicialmente se dedicaram à piscicultura, horticultura e fruticultura.

São Paulo aparece com 4.785 que responderam positivamente à pergunta, seguido de Londrina com 1.394 e Mogi das Cruzes (SP) com 1.057.

A comunidade Japonesa em Maringá no Paraná é uma das principais do Brasil. Há cerca de 430 mil descendentes japoneses, representando por volta de 4,5% da população local. Nesta cidade localiza-se a sede administrativa da Itiban!

Grande parte dos imigrantes japoneses se fixou no Estado de São Paulo, por causa das colônias e bairros típicos que já se encontravam estabelecidos. Mas os imigrantes japoneses não restringiam sua fixação somente no Estado de São Paulo, eles se dispersaram por todo o território brasileiro.

O Brasil viveu, na última década, uma explosão da população de origem asiática, explicada em grande parte pelo retorno de brasileiros que moravam no Japão e pela chegada de imigrantes vindos principalmente da China.

Ainoco – Wikipédia, a enciclopédia livre.

1 – Um bom lugar para se morar
O Brasil tem cerca de 1.5 e 2.5 milhões de japoneses e descendentes de japoneses, e isso pode ser uma certeza que eles achamo Brasil um bom lugar de se morar.

Bibliotecas, Livrarias, teatro, cinema, shows, músicas, rádio, clubes esportivos, jornais, enfim, sentimos falta de opções na língua portuguesa, uma vez que a grande maioria não tem domínio do japonês.