Qual a cidade que produz menos lixo no Brasil?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,7 mil toneladas por dia. Santa Catarina foi o estado que produziu menos lixo, com 257 kg de resíduos sólidos por habitante.

São Paulo é a cidade

São Paulo é a cidade que mais produz resíduos no país: 12 mil toneladas por dia; veja dados | Globo Repórter | G1.

O estudo identificou as cidades onde esse problema é mais preocupante: duas da Região Norte, oito do Nordeste, seis do Sudeste e uma do Sul.

estado de São Paulo

A maior parte das empresas de reciclagem está localizada no estado de São Paulo. São 298, representando 39% do total no Brasil.

Cidades com sistema de coleta inteligente

  • 1 – Belo Horizonte – Brasil.
  • 2 – Curitiba – Brasil.
  • 3 – Santander – Espanha.
  • Songdo – Coréia do Norte.

Em ordem: Áustria (1 º lugar), Alemanhã (2 º lugar), Bélgica (3 ºlugar), Holanda (4 ºlugar), Suíça (5 ºlugar), Suécia (6 ºlugar), Luxemburgo (7ºlugar), entre outros.

Entre as regiões, a Sudeste foi a responsável por quase metade (49,7%) do lixo produzido no país em 2022, mais de 40,6 milhões de toneladas. Já o Centro-Oeste, com cerca de 6,1 milhões de toneladas ao ano, representou 7,5% do total e foi a região com menor geração de resíduos.

Os aterros sanitários são os locais mais adequados para receber os resíduos. Neles, a contaminação do solo e da água é menor, já que é realizada a impermeabilização do local e são instaladas redes de captação do chorume, líquido poluente originado da decomposição dos resíduos.

Segundo dados do estudo, o acesso ao consumo e a oferta de produtos com embalagens são elementos que auxiliam para esse constante crescimento. Além do mais, o desperdício de comida, a compra exagerada ou jogar fora o que está perto de vencer são hábitos dos brasileiros.

Localizado no município de Caieiras (SP), a unidade tem capacidade de receber 10.625 toneladas de resíduos sólidos urbanos e industriais por dia. "Este aterro é o terceiro maior do mundo e mostra que possuímos a tecnologia e o necessários para universalizar os serviços de manejo dos resíduos sólidos no Brasil.

São José

São José é considerada, pela terceira vez consecutiva, a cidade mais limpa do estado. De acordo com a Instituição, a pesquisa avaliou 16 serviços na cidade . Além disso, o município melhorou em relação ao terceiro trimestre do ano passado, que obteve 795 pontos, no quarto trimestre de 2019, São José atingiu 807 pontos.

temos cerca de 2.500 lixões ativos, que continuam em operações em todo o Brasil. E, se mantido esse ritmo, vamos levar 55 anos para acabar com eles”, explica.

Brasil é o país que mais produz lixo no mundo, diz WWF.

São José São José é considerada, pela terceira vez consecutiva, a cidade mais limpa do estado . De acordo com a Instituição, a pesquisa avaliou 16 serviços na cidade . A maior cidade do país e a mais rica é também a que mais produz resíduos. São 12 mil toneladas por dia.

Brasil é um dos países que menos recicla o lixo plástico.

Quando se trata de ranking, o Brasil está em muitos comparativos mundiais, porém, quando o assunto é reciclagem, estamos na lanterna. Este ano, saiu a lista dos países que mais reciclam no mundo, e com mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos sendo reciclados, a Alemanha está no topo.

Acari: Cidade

Acari: Cidade mais limpa do Brasil completa 190 anos de emancipação política. Acari, cidade localizada no Seridó do Rio Grande do Norte, foi emancipada em 1833, e nesta terça-feira, dia 11 de abril de 2023, completa os seus 190 anos de história.

Tóquio

Tóquio, no Japão, é a primeira colocada, com pontuação de limpeza: 9.31.

Cairo

A Cidade do Lixo é como um canto escondido da capital, Cairo, um tanto por suas imagens chocantes e seus odores repugnantes, mas também por ser a casa da minoria cristã do país. Cerca de 30 mil habitantes vivem praticamente isolados, a coletar e transformar lixo em mercadoria.

Santos ficou em primeiro lugar, seguido do Rio de Janeiro, Maringá e Campinas. Para a elaboração do ranking, foram analisados os municípios com população acima de 250 mil habitantes. A análise foi feita de acordo com a limpeza urbana, panorama de resíduos, considerando impactos na saúde pública e educação ambiental.