Qual a cidade mais vegana no Brasil?

Perguntado por: hgil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

São Paulo

Da mesma forma, São Paulo lidera como a cidade mais vegan-friendly da região, com 573 alternativas em toda a cidade.

Não há nenhuma pesquisa que mostre com precisão o número de veganos no país, porém fazendo uma estimativa em comparação a outros países, temos que esse número seja de aproximadamente 7 milhões de brasileiros.

Perfil do público vegano
São pessoas que fizeram uma escolha empática e querem acabar com o sofrimento animal. Pensa só: você, hipoteticamente, não comeria carne de cachorro. Em outros países, porém, isso é normal. Temos que lembrar que o ato de comer carne é algo cultural.

Famosos que são veganos e você nem sabia…

  • – Natalie Portman. Atriz estrelada de Hollywood, Natalie Portman iniciou o veganismo em 2011. ...
  • – Mike Tyson. Campeão do boxe, Mike Tyson é vegano desde 2009. ...
  • – Woody Harrelson. ...
  • – Xuxa Meneghel. ...
  • – Venus Williams. ...
  • – Kate Winslet. ...
  • – Brad Pitt. ...
  • – Leonardo DiCaprio.

Dado Dolabella, Xuxa e mais: veja os famosos que aderiram ao...

  • Fernanda Lima.
  • Isabelle Drummond.
  • Lewis Hamilton.
  • Sonia Abrão. Em junho de 2017, a jornalista e apresentadora adotou novos hábitos alimentares e se tornou vegana. Sonia disse que a mudança alimentar levou meses de adaptação.
  • Xuxa Meneghel.

O termo vegan [vegano] foi criado em 1944 pelo marceneiro britânico Donald Watson e, desde então, transformou-se em um movimento político, ético e de estilo de vida. Em 1944, foi criada a Vegan Society, na Inglaterra, entidade responsável por propagar essa filosofia.

Confira as estimativas. Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

Aqui consideraram a porcentagem de veganos dentro do número de vegetarianos e resultados de outros países (onde essas pesquisas foram efetuadas). Assim, chegaram a uma probabilidade: dos 30 milhões de vegetarianos naquele ano (14% da população), havia 7 milhões de veganos.

Para Raquel Saliba, Head de Social Media na Warren, nesse aspecto, o veganismo de fato pode ser um pouco menos acessível, tanto financeiramente, quanto por oferta. Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos.

É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos. Além disso, o veganismo não é sobre superioridade ou algo do tipo.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Onde os testes são realizados? Diversas empresas realizam testes de cosméticos veganos em pele humana desenvolvida em laboratório — tendo a aparência de círculos de gelatina transparente.

Você é aquela pessoa que sempre gostou da ideia de vegetarianismo, mas nunca colocou em prática por acreditar que o dinheiro é essencial para manter esse tipo de alimentação? Então aqui vai uma boa notícia: para ser vegetariano ou mesmo vegano não é preciso ter uma boa condição financeira.

A alimentação vegana, ou seja, sem nada de origem animal, pode ser sim muito cara, mas também ser extremamente acessível e barata, assim como qualquer forma de se alimentar. Tudo é relativo e depende da forma que nos alimentamos.

Já para 2023, a expectativa de adeptos para esse estilo alimentar pode ultrapassar os 40 milhões, um aumento de quase 20% da população nacional. No caso dos veganos, estima-se que existam dez milhões de brasileiros aderindo a essa prática.

Embora seja natural que a galinha ponha ovos, há muita crueldade e exploração nas granjas, sendo assim, os veganos não consomem ovos. Você sabe por que veganos não comem ovos? Os veganos não comem nada de origem animal, inclusive ovos, mas se a galinha bota ovo de qualquer jeito, porque os veganos não podem comê-los?

Qual a motivação por traz do veganismo? Assim como preocupação com a saúde pode levar a mudanças nos padrões alimentares, a responsabilização com o meio ambiente e com a vida dos animais são as premissas que direcionam a escolha do estilo de vida vegano.

O veganismo tem como causa principal o respeito aos animais e ao meio ambiente, associado a uma dieta equilibrada que pode causar melhoras positivas na saúde dos seus adeptos, podendo ser utilizado como tratamento e de forma preventiva contra doenças crônicas não transmissíveis.