Qual a cidade mais italiana de São Paulo?

Perguntado por: oramires . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Também chamado de Bixiga, o bairro surgiu com a chegada de imigrantes - a maioria italianos - a São Paulo. Além das boas cantinas, a região abriga antiquários, museu e o recém inaugurado mirante da 9 de Julho.

BRÁS, MOÓCA E BELENZINHO - "BAIRROS ITALIANOS" NA SÃO PAULO ALÉM-TAMANDUATEÍ | Revista do Departamento de Geografia.

A grande maioria dos ítalo-brasileiros está no sul e no sudeste do Brasil, mas há ítalo-brasileiros também em outras regiões do Brasil. Muitos ítalo-brasileiros já residentes no Brasil, em especial no sul, migrariam para estados do Centro-Oeste - em especial para o Mato Grosso do Sul.

Santa Teresa

Sociólogo italiano confirma: “Santa Teresa é a pioneira na colonização italiana no Brasil” Em palestra realizada na Câmara de Santa Teresa o sociólogo Renzo Grosseli afirmou que “a Grande Emigração começou em 1874, com as 388 pessoas que vieram junto à expedição Trabachi.

Com 31 milhões de pessoas descendentes, o Brasil desponta como o maior país com raízes italianas no mundo.

A maioria dos oriundi vive na própria Europa (Alemanha, França, Suíça), América do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai), na América do Norte (Estados Unidos, Canadá) e também na Austrália. O Brasil é o país com o maior número de descendentes fora da Itália, são 25 milhões os brasileiros que são ítalo-descendentes.

Os três estados brasileiros com maior número de descendentes de imigrantes italianos são:

  • São Paulo: 13 milhões de descendentes (representam 32,5% da população)
  • Paraná: 3,7 milhões de descendentes (representam 37% da população)
  • Rio Grande do Sul: 3 milhões de descendentes (representam 27% da população)

As sua zonas mais caras são, atualmente, Piazza di Spagna, Via Condotti e Via del Babuíno. Os preços podem chegar a 20.000 euros por metro quadrado e os maiores interessados são os próprios italianos, que procuram prédios históricos.

A imigração italiana no Brasil teve como ápice o período entre 1880 e 1930. Os ítalo-brasileiros estão espalhados principalmente pelos estados do Sul e do Sudeste do Brasil. Os ítalo-brasileiros são descendentes da enorme massa de imigrantes italianos que chegaram ao Brasil entre 1870 e 1960.

Sendo assim, no estado de São Paulo, são cerca de 13 milhões de descendentes. Já no Rio Grande do Sul, são cerca de 3 milhões, enquanto no Paraná o número chega a 3,7 milhões.

O que os italianos mais gostam dos brasileiros? As características “típicas” dos brasileiros que conquistam os italianos, são sem dúvidas, a força de vontade, alegria e resiliência. De modo geral, os brasileiros são vistos como pessoas muito positivas e otimistas, dinâmicas e animadas.

Pesquise em sites de genealogia
Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

No Brasil, havia uma demanda crescente de mão-de-obra barata depois do fim do tráfico de escravos e da abolição da escravatura no Brasil. Juntando esse cenário à vontade dos italianos em buscar uma melhor qualidade de vida, iniciou-se um processo de imigração subvencionada para o Brasil.

A maior das cidades é a capital, Roma com 4,3 milhões de habitantes, dos quais mais de 2 milhões residem no local.

No século VIII a.C., os etruscos instalaram-se entre o Pó e a Campânia, dominando a região central da península Itálica durante séculos; os gregos estabeleceram colônias e postos comerciais na Sicília e na costa meridional da Itália (Magna Grécia).

Matera é a segunda cidade mais antiga do mundo a ser habitada – estima-se que tenha cerca de oito mil anos. Desde o período Paleolítico, as pessoas começaram a se organizar em casas escavadas nas rochas (os chamados sassi), em condições muito simples e junto aos animais.. Cada vão era aproveitado.