Qual a cidade mais europeia do Brasil?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4 / 5 19 votos

Colonizada por alemães vindos da região da Pomerânia, norte da Alemanha, esta cidade brasileira de apenas 30 mil habitantes é considerada a mais germânica do país, com 70% da população composta por descendentes diretos dos colonizadores.

Fortaleza é a cidade

Fortaleza é a capital com a maior densidade demográfica do país. Um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro e um dos palcos do Mundial2014 de futebol, Fortaleza é a cidade do Brasil que está geograficamente mais próxima da Europa.

Sendo uma parada obrigatória para quem vai passar suas férias por lá, a Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, abriga uma charmosa vila de lojas, restaurantes e bares que ficou popularmente conhecida como a “Grécia Brasileira” graças a semelhanças particulares.

Pomerode, em Santa Catarina, é a cidade com a maior concentração de imigrantes alemães do Brasil.

Campos do Jordão, a Suíça Brasileira.

Principais países da Europa com imigrantes brasileiros
É possível encontrar pessoas que vieram do Brasil morando em diferentes partes do continente europeu. Mas é claro que há países com mais brasileiros na Europa, como é o caso de Portugal.

Segundo uma estimativa do Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 4,215 milhões de brasileiros que vivem no exterior, principalmente nos Estados Unidos (1 775 000), Japão (211 138), Paraguai (240 000), Portugal (276 200), Espanha (156 439), Reino Unido (220 000), Alemanha (144 120), Itália (161 000), França + ...

Estados Unidos da América
A comunidade brasileira nos Estados Unidos é uma das mais fortes fora do Brasil. Isso porque o país ocupa o primeiro lugar na lista de países no exterior com as maiores comunidades brasileiras.

Conheça três lugares que conservam as raízes e peculiaridades dos seus antepassados imigrantes

  • Holambra (SP)
  • Blumenau (SC)
  • Bento Gonçalves (RS)

Nesse sentido os Estados Unidos, Venezuela, Cuba e Colômbia são mais parecidos, mas existem semelhanças culturais com países como México e Paraguay.

- Holambra - SP- colonização holandesa; - Caxias do Sul - RS - colonização italiana; - Paraty - R J - colonização portuguesa; -Nova Petrópolis - RS - colonização alemã.

16. Gramado e Canela, parecem a Alemanha. Gramado e Canela foram cidades colonizadas por alemães e italianos. As cidades parecem tanto a Europa que até nevar, pode acontecer em sua estadia durante o inverno gaúcho.

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

portugueses

A procura de metais preciosos levou os portugueses a ultrapassarem a Serra do Mar, pelo antigo caminho indígena do Peabiru e, em 1554, no planalto existente após a Serra do Mar, foi fundada a vila de São Paulo de Piratininga pelos jesuítas liderados por Manuel da Nóbrega.

Quando do descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, o território paulista era habitado por diversas tribos indígenas. No litoral, do norte até o centro (hoje região de Santos), eram os Tamoios e os Tupinambás; do centro mais para o sul eram os Tupiniquins e no extremo sul do Estado eram os Carijós.

O Rio Grande do Sul recebeu a maior parte dos imigrantes alemães, seguido de Santa Catarina. Na década de 30 do século passado, 20% da população desses estados já era de origem alemã.

Visto para morar na Suíça
Para ficar na Suíça por mais de 90 dias ou exercer algum trabalho remunerado durante a estadia, ainda que por menos de 90 dias, é preciso ter uma autorização de residência emitida pela autoridade cantonal do município, responsável pelos estrangeiros.