Qual a cidade do folclore brasileiro?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Olímpia

Reconhecida oficialmente como a 'Capital Nacional do Folclore', todos os anos, Olímpia recebe quase 150 mil pessoas, entre turistas, estudantes, pesquisadores e estudiosos do assunto, de vários cantos do Brasil. A grade de apresentações privilegia o folclore brasileiro com apresentações de todas as regiões do país.

região Sudeste

Na região Sudeste, podemos destacar várias lendas e contos folclóricos. Estes contos estão ligados à cultura da região e servem como elementos de entretenimento ou de divulgação da sabedoria popular. As lendas que mais se destacam na região são: Saci-pererê, curupira, boitatá e mãe-de-ouro.

Entre as lendas mais populares de nosso folclore, destacam-se as do saci, da iara, do boto-cor-de-rosa, entre outras. O Carnaval, a Festa Junina, a Congada, o maracatu, o frevo e o carimbó são exemplos de manifestações folclóricas brasileiras.

Entre elas se destacam a Festa de São João, o Carnaval, a Festa de Iemanjá e a Lavagem do Bonfim. As danças típicas do Nordeste expressam os diferentes ritmos presentes na região, como o frevo, o maracatu e o forró. O artesanato é uma importante fonte de renda e de manifestação cultural do Nordeste.

É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas.

O folclore surge dos costumes herdados pelos povos e assumem diferentes características de acordo com as regiões. No Brasil, por exemplo, o nosso folclore reflete os costumes trazidos pelos imigrantes, especialmente portugueses e espanhóis.

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena.

22 de agosto

1º Será celebrado anualmente, a 22 de agosto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore. A data da publicação da carta de Thoms (22 de agosto) foi escolhida como o dia para ser comemorar o Dia do Folclore. Por meio desse decreto oficializou-se a comemoração do folclore brasileiro em 22 de agosto.

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

Lenda do Saci-pererê

Lenda do Saci-pererê
Nome de origem tupi-guarani, o Saci-pererê é uma das lendas brasileiras mais conhecidas. É representada por um menino negro que possui uma perna só.

Tem origem europeia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo comemorada em todo o território nacional entre a véspera de Natal, 24 de dezembro, e o dia de Reis, 6 de janeiro.

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro. Assim como a maioria dos personagens folclóricos, ele também é de origem Tupi-Guarani. O Saci está descrito como um menino negro, de short vermelho, com apenas uma perna.

E para quem não conhece, a personagem é uma bruxa com unhas enormes e aparência de jacaré. Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

A lendária criatura, batizada como Dragão da Guabiruba, foi avistada pela primeira vez em 1982, na região montanhosa do Lageado Alto, e desde então faz parte do imaginário guabirubense.

coco, bumba-meu-boi e maracatu.

O folclore da Região Sul é muito diverso, principalmente se considerar a variedade de imigrações que o local sofreu. A Região Sul tem como característica a influência de imigrantes que chegaram durante o século XIX. Com isso, o folclore do local é muito diverso e possui um inegável destaque na formação.

Jeriquaquara, no Ceará, possui uma lenda sobre uma antiga cidade encantada que existia no local onde está hoje localizado um farol. Era uma cidade incrível e próspera, onde vivia uma princesa que foi enfeitiçada e transformou-se em uma cobra.

Personagens como o saci-pererê e o curupira fazem parte do folclore brasileiro. Ouça o texto abaixo em aúdio! O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente (inclusive no Brasil) no dia 22 de agosto. Isso porque nessa mesma data, no ano de 1846, a palavra “folklore” (em inglês) foi inventada.

Existem várias lendas e personagens folclóricos no Brasil, como o boitatá, o boto-cor-de-rosa, o caboclo d'água, o curupira, a iara, a vitória-régia, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, o saci e a cidade encantada em Jericoacoara.