Qual a cidade do coração calvinista?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A BATALHA IDEOLÓGICA PELO CORAÇÃO DE GENEBRA: UMA ANÁLISE INTERDISCURSIVA DA CORRESPONDÊNCIA DE CALVINO E SADOLETO.

Calvinismo ou fé reformada foi o movimento protestante que se estabeleceu pela doutrina de João Calvino, um francês protestante que pregou sua doutrina na Suíça.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro. João Calvino fundou, em 1534, uma religião que acreditava na predestinação, ou seja, que a salvação fora determinada por Deus.

Calvino foi o primeiro dentre os Reformadores Protestantes a impor a vontade sua e de sua concepção religiosa ao poder civil. E cria a excomunhão para todo aquele que transgrida qualquer de seus vinte e um artigos. Logo, todo aquele a quem o Predicante (ele, Calvino) recusar a Eucaristia, nada mais valerá como cidadão.

Os Cinco Pontos do Calvinismo

  • T- Total Depravity (Depravação Total)
  • U- Unconditional Election (Eleição Incondicional)
  • L- Limited Atonement (Expiação Limitada)
  • I- Irresistible Grace (Graça Irresistível)
  • P- Perseverance of the Saints (Perseverança dos Santos)

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

Martinho Lutero

Há 500 anos, Martinho Lutero criava o protestantismo.

Diferenças entre calvinismo e luteranismo
A principal diferença está na salvação. Enquanto os luteranos acreditam que a fé e as boas obras do fiel os conduzem à salvação, os calvinistas consideram a salvação como algo já consumado e definido por Deus antes da criação do mundo.

No século XVI temos a excomunhão de líderes religiosos célebres que não concordavam com os dogmas católicos. Martinho Lutero e João Calvino, respectivos fundadores do Luteranismo e do Calvinismo, foram expulsos da Igreja ao pregarem uma religiosidade cristã apartada da chancela papal.

A partir de 1550, até ao século XVII, começou-se a designar os protestantes em França por "huguenotes", principalmente os calvinistas que se caracterizavam pela crença em que todo o ser humano estava predestinado e que Deus destinou algumas almas para a salvação e outras para o mal.

Ashbel Green Simonton

01 – Primeiro Lutero e depois Calvino
Quando Lutero colocou seus pregos na porta da igreja, o pequeno João tinha oito anos de idade. Lutero pertenceu à primeira geração da Reforma Protestante, enquanto Calvino foi um Reformador de segunda geração.

João Calvino

O presbiterianismo remonta à Reforma Protestante do século XVI e ao reformador João Calvino (1509-1564), o qual depois de uma experiência de conversão à fé evangélica viu-se forçado a fugir de Paris e abrigar-se em Genebra.

Foi o pai do Calvinismo - reforma protestante que impôs hábitos austeros e puritanos aos seus seguidores e que se espalhou por vários países da Europa Ocidental. João Calvino (Jean Calvin) nasceu em Noyon, na região da Picardia, no Norte da França, no dia 10 de julho de 1509.

O Calvinismo eventualmente se estabeleceu não somente como força religiosa-eclesiástica, mas também como uma tradição que culminou no desenvolvimento econômico político e social. Teve influência direta e considerável para a fundação e nascimento da estrutura republicana de governo.

Resposta: sim há uma relação e esta relação é que Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação.