Qual a cidade da prostituição?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

Jardim Itatinga é o único bairro no Brasil exclusivamente voltado à prostituição. Criado em 1966 pelo governo militar em Campinas (São Paulo), a localidade é considerada um das maiores áreas de prostituição da América Latina e foi tese de doutorado da arquiteta, urbanista e professora Diana Helene.

"Se a maioria das prostitutas na Europa são de países do leste europeu e de ex-repúblicas soviéticas, a predominância desses grupos parece estar diminuindo no continente", diz o relatório, acrescentando que paralelamente a isso o número de brasileiras estaria aumentando.

A troca de sexo por dinheiro ou mercadoria tem origem nas primeiras civilizações da Mesopotâmia. Tábuas de barro sumérias de 2400 a.C. mostram que a deusa do amor se considerava ligada à prostituição tanto feminina quanto masculina. A atividade se espalhou pelo Egito, Índia e Grécia, onde estreou no Ocidente.

Holanda, Alemanha, Dinamarca. Na Holanda, a prostituição é regulamentada como um trabalho desde 2000. A lei obriga os donos de bordéis a pagarem impostos e a contribuição previdenciária das prostitutas. Elas têm direito a seguro-desemprego e outros benefícios.

Historicamente, as avenidas Waldemar Ferreira e Lineu de Paulo Machado são redutos de profissionais do sexo. Quando prefeito, João Doria prometeu solucionar a questão. Em 2019, uma via na região do Butantã chegou a ter sua circulação alterada.

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil.

Entregar-se a ou manter relações sexuais em troca de dinheiro; 2. Rebaixar(-se) moralmente; degradar(-se), corromper(-se) (Mini Dicionário Houaiss, Rio de Janeiro, 2.012, 4º edição).

O bairro Jardim Itatinga, situado na região sudoeste de Campinas, é considerado uma das maiores áreas de prostituição da América Latina e o único bairro planejado para a prostituição no país.

A maior concentração está no Nordeste, com 545, seguida pela região Sul com 399 pontos de risco.

Depois do Ceará, os estados com maior número de pontos críticos são Goiás (55), Pará (52), Minas Gerais (48) e Paraná (29). Uma das principais rodovias brasileira, a BR-116 é a que concentra o maior número de pontos de exploração sexual, com 114. O quilômetro 1 da via fica em Fortaleza e ela corta todo o Ceará.

O bairro do Butantã, localizado na zona oeste de São Paulo, é uma profícua área de atividades laborais, entre elas, a prostituição. Há uma enorme quantidade de mulheres e travestis que fazem do bairro de pista, seu local de trabalho, a grande maioria advinda de locais diferentes da cidade.

No Brasil, a prostituição não é crime, mas quando é feita alguma prisão, quase sempre é pelos delitos de Ato Obsceno (art. 233 do Código Penal), ou Importunação Ofensiva ao Pudor (art. 61 da Lei de Contravenções Penais). O que é considerado crime, segundo o art.

No Brasil, no século XIX, a maioria das prostitutas da corte imperial era constituída por escravas negras, de modo que, para as escravas, a prostituição misturava-se a uma variedade de serviços domésticos.

A prostituição, no Brasil, vem sendo exercida por algumas crianças e adolescentes. Estudos apresentam como seus fatores constitutivos as questões estruturais (condição sócio-econômica desfavorável) e as simbólicas (relações de poder entre gênero e dinâmica familiar).