Qual a chance de um poço artesiano secar?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Se um poço semi-artesiano foi construído por uma empresa séria e capacitada, as chances de seca são quase nulas. Isso porque uma empresa especializada se utiliza de um geólogo credenciado e de diversos estudos e análises.

40 anos

Tempo e validade
Um poço perfurado em área cujo subsolo é composto de sedimentos demora mais do que aquele perfurado em zona de rocha, portanto varia de 5 a 20 dias e o prazo de validade de um poço costuma ser de 40 anos de vida útil.

A principal causa deste problema é a falta de manutenção preventiva, responsável por evitar que seu poço diminua a vazão ou pare de funcionar. As limpezas e manutenção devem ser feitas a cada dois anos para que não ocorra esse tipo de problema.

O artigo 49, V, descreve, especificamente, que perfurar poços ou operá-los sem a devida autorização constitui infração as normas de utilização dos recursos hídricos e enseja penalidades de: advertência, multa diária ou proporcional ao dano de até 10 mil reais, além de interdição e proibição da atividade.

Então, é necessário desinfetar a estrutura, o que normalmente é feito com HEXA T ou Hipoclorito de sódio. Depois de 15 horas, um novo bombeamento é realizado para que as substâncias químicas desinfetantes usadas na limpeza do poço artesiano sejam removidas.

Como saber se um poço vai dar água? O primeiro passo é fazer um estudo da região, ou seja, uma análise dos poços já perfurados na área e de imagens de satélite. Em seguida, se você quiser mais assertividade, pode contratar um método de locação para fazer a detecção provável de água no subsolo.

Se o serviço for realizado em um terreno sedimentar, estima-se que o tempo para perfurar o poço artesiano seja de uma semana até um mês. Caso o trabalho seja executado em rocha, o tempo para perfurar o poço artesiano é, em média, de 2 dias até uma semana. Ou seja, neste caso é bem mais rápido.

Sim, é possível fazer um poço em qualquer lugar, desde que você cumpra certas condições e tenha autorização governamental. Além da permissão, é necessário considerar também o espaço disponível para a obra, já que a perfuração envolve caminhões e maquinários especializados.

Poço artesiano
Também é um poço tubular e sua profundidade pode variar de 50 a 2000 metros. Resumindo os poços artesianos podem ter a profundidade de 20 a 2.000 metros, mas é raro um poço artesiano ultrapassar 600 metros.

Embora seja natural, a água de poço não é necessariamente potável e pode estar inadequada para o consumo humano imediato. Quer dizer, em muitos casos ela não se enquadra nos padrões vigentes de potabilidade, que no Brasil são estabelecidos pela Portaria de Consolidação Nº 5 (Anexo XX), de 28 de setembro de 2017.

Em geral, isso é causado pelo manganês, uma substância química que interfere na utilização da água do poço. Em poços artesianos domésticos, o manganês e o ferro mancham as roupas e tiram o sabor dos alimentos, deixando tudo com gosto ferroso.

A pressão da água no topo da zona saturada é maior do que a pressão atmosférica naquele ponto, o que faz com que a água ascenda no poço para além da zona aqüífera. O seu reabastecimento ou recarga, através das chuvas, dá-se preferencialmente nos locais onde a formação aflora à superfície.

Em média, o valor cobrado no mercado é de R$ 500,00 por metro perfurado, aproximadamente. Ou seja, todos os projetos precisam ser devidamente analisados pela equipe responsável para que seja possível estimar de forma mais precisa o valor que será cobrado para o serviço.

Com relação a poços desativados, a recomendação é que o aterramento seja feito com controle de compactação. Para tanto, define-se a profundidade do poço e é realizada a compactação do local, finalizando-a com uma camada de hastes de concreto para dar sustentação ao aterro.

Também não será preciso racionar a água, dependendo de onde você esteja ou da época do ano.

  • Qualidade da água é uma das vantagens do poço artesiano.
  • O terreno fica valorizado.
  • Sistema de captação de água ecologicamente correto.
  • Rapidez na perfuração.
  • Perfuração em todos os terrenos e com grande probabilidade de água.

Atualmente, a legislação determina que os poços artesianos devem ser regularizados na companhia local de água e esgoto, que pode cobrar tarifas pela água retirada e pelo esgoto resultante dela.

Em geral, mais de 70% dos poços artesianos com problemas na água tem ferro e manganês presentes em excesso. É o que acontece, por exemplo, quando a água fica amarelada, com cheiro forte, e até mesmo a louça do banheiro fica manchada. Água com gosto de metal também pode ser manganês.

SINAIS DE FALHA DO POÇO ARTESIANO
- Alteração da qualidade da água do poço artesiano, ficando escurecida, mais grossa, com um cheiro desagradável, cor turva e até mesmo com algumas partículas de resíduos impuros.

4. A desinfecção de Poços Artesiano

  1. Desincrustantes à base de polifosfatos cristalinos;
  2. Hipoclorito de sódio ou cálcio;
  3. Dióxido de hidrogênio;
  4. HEXA T (sabão biodegradável).

De maneira a solucionar esta problemática, sucessivas tecnologias de dessalinização têm sido utilizadas para a potabilização de águas salinas e salobras, tais como: osmose inversa, eletrodiálise, destilação multiestágio, destilação multiefeito, destilação solar, etc.