Qual a chance de ser pego na malha fina?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Qual a probabilidade de cair na malha fina? É relativamente pequena. Das declarações entregues em 2022, cerca de 2,7% (pouco mais de um milhão) foram para a malha fiscal, enquanto em 2021 esse número foi de 2,4%.

Enquanto a sua declaração estiver retida na malha fina, você estará com pendências com o governo. O bloqueio do CPF, portanto, é uma dessas pendências que informam que o contribuinte está com a sua situação irregular junto ao governo.

As intimações são normalmente enviadas no ano seguinte ao da entrega da declaração. Leia com atenção as instruções recebidas e envie à Receita Federal os documentos solicitados dentro do prazo indicado na intimação. Se os documentos estiverem de acordo com as informações declaradas, a declaração será liberada da malha.

Passo a passo para consulta de notificação de lançamento na Receita Federal

  1. Acessar o portal da Receita.
  2. Selecionar menu “Serviços” e opção “Consulta NF-e Completa”
  3. Digitar chave de acesso.
  4. Confirmar o captcha.

Correção dos dados pode ser feita até cinco vezes após o prazo de entrega. O contribuinte que entregou a declaração de Imposto de Renda 2023 e notou que cometeu algum erro ou enviou alguma informação incompleta poderá fazer a retificação sem precisar pagar multas.

O contribuinte poderá consultar sua situação na página da Receita, no e-CAC ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. O acesso pode ser feito com a senha do sistema gov.br.

O que a Receita Federal já sabe antes mesmo de você declarar: Tudo o que você ganhou em seu trabalho no ano passado: Salário, férias, 13º, indenizações, PLR… são informações de praxe que a Receita Federal possui em detalhes.

Como saber se sua declaração caiu na malha fina?

  1. Ao fazer o login, selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  2. Na aba “Processamento”, escolha o item “Pendências de Malha”;
  3. Lá, você poderá verificar se sua declaração está na malha fina e verificar qual o motivo pelo qual ela foi retida.

O prazo para o oficial de justiça cumprir os mandados é, em regra, de 20 (vinte) dias a partir do dia útil seguinte à distribuição. Entretanto, em situações excepcionais, este prazo pode ser reduzido, como nas hipóteses de audiências próximas, liminares, mandados que se refiram a réus presos ou mandados de plantão.

Finanças, Impostos e Gestão Pública

  1. Preencher o formulário eletrônico de impugnação. Acesse o sistema e-Defesa informando o número do seu CPF e o número da Notificação de Lançamento. ...
  2. Protocolar a impugnação. A impugnação deve ser enviada via processo digital. ...
  3. Obter o resultado do julgamento.

A Receita Federal tem 5 (cinco) anos para analisar qualquer declaração, retida ou não em malha, e pode solicitar documentos e informações adicionais. O prazo de conclusão depende muito do estoque de declarações retidas, da complexidade dos casos e do tempo de resposta do contribuinte.

O contribuinte não paga multa ao fazer a retificação, mas se tiver uma restituição a receber irá para o final da fila, pois é como se enviasse uma nova declaração.

Segundo o órgão público, quase dois milhões de declarações caíram na malha fiscal em 2023. A consulta pode ser feita rapidamente no site do e-CAC a partir da seção "Meu Imposto de Renda". A seguir, veja se sua declaração caiu na malha fina e o que fazer a partir disso.

Confira como consultar
A consulta deve ser feita a partir da página da Receita, no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Para acessar o serviço, basta informar a conta gov.br. Declarações que não foram entregues aparecerão como “omissas”.

O cadastro com a situação “regular”, significa que não existem pendências no documento informado. No caso da situação “suspensa”, significa que o cadastro está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações. Para resolver, atualize as suas informações pessoais no site da receita.

Na Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED) devem ser informadas as operações efetuadas com cartão de crédito, compreendendo a identificação dos usuários de seus serviços e os montantes globais mensalmente movimentados.

2021. 2022. 2023. As operadoras de cartões de crédito também devem prestar informações à Receita Federal a cada mês que o valor da fatura do cartão de crédito do contribuinte ultrapasse 5 mil reais.

Continuar lendo Foi pego ou foi pego?