Qual a chance de cura do retinoblastoma?

Perguntado por: icunha . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 3 votos

O retinoblastoma é uma doença que tem 100% de chances de cura se diagnosticado precocemente. Por isso, é fundamental que os pais estejam atentos para qualquer alteração no comportamento ocular do filho e levem-no regularmente ao médico para realizar exames de rotina.

A doença pode causar cegueira e levar à morte, mas tem chances de cura em até 100% dos casos se diagnosticada a tempo. Responsável por atingir cerca de 400 crianças por ano no Brasil, o retinoblastoma é o tumor ocular mais comum na infância, de acordo com o Ministério da Saúde.

A boa notícia é que mais de 90% dos casos de retinoblastoma tem cura em estágio, sendo grande parte deles com preservação da visão.

“Olho de gato”: crianças com retinoblastoma desenvolvem uma área branca e opaca na pupila, que se chama leucocoria, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. No Brasil, essa condição é popularmente conhecida como “olho de gato” e é facilmente visível em fotos tiradas com flash.

O principal sintoma, presente em 90% dos casos diagnosticados, é a leucocoria, um reflexo branco na pupila, conhecido como 'sinal do olho de gato'. Essa mancha esbranquiçada indica que uma fonte luminosa está incidindo sobre a superfície do tumor e impede a passagem de luz.

' Ele pode matar se virar extraocular e atingir o sistema nervoso central." O principal sintoma do retinoblastoma é a manifestação de um reflexo brilhante no olho doente, parecido com o brilho que apresentam os olhos de um gato quando iluminados durante à noite.

A doença é mais comum entre as crianças na faixa etária de 2 a 5 anos de idade, mas também pode acometer bebês com menos de 1 ano. A cada 14 mil crianças, uma pode nascer com a doença.

Causas dos tumores oculares
Os tumores podem ter origem genética, quando são relacionados a mutações em determinados genes que controlam o surgimento de tumores. Também podem ser hereditários, quando são herdados do pai ou da mãe, como o retinoblastoma e neurofibromas.

Em um estágio inicial, o câncer no olho pode ser curado por meio de colírios, radioterapia local ou de pequenas cirurgias. O prognóstico é favorável e raramente ocorre metástase — que é a disseminação do câncer pelo organismo. No entanto, se a lesão for muito grande pode ser necessária a remoção de todo o globo ocular.

Sinais e sintomas
“Olho de gato”: crianças com retinoblastoma desenvolvem uma área branca e opaca na pupila, que se chama leucocoria, causada pela reflexão da luz provocada pela doença. No Brasil, essa condição é popularmente conhecida como “olho de gato” e é facilmente visível em fotos tiradas com flash.

Reflexo pupilar branco.
Esse é o sinal mais frequente da doença.

Como é feita a cirurgia do retinoblastoma? O procedimento é realizado com internação no hospital e com anestesia geral. Além da remoção do globo ocular, o procedimento também conta com um implante orbital feito de silicone ou hidroxiapatita.

O sintoma mais comum é a presença de um reflexo brilhante/esbranquiçado no olho. Esse reflexo pode ser melhor percebido em fotos, quando a luz do flash bate sobre os olhos. As crianças também podem apresentar: Estrabismo (olho vesgo);

O levantamento do histórico familiar, o exame de fundo do olho e o ultrassom são elementos importantes para confirmar a condição na criança. O teste do olhinho deve ser feito logo após o nascimento do bebê e periodicamente até os cinco anos, faixa etária mais atingida pela doença.

O casal Tiago Leifert e Daiana Garbin
A doença afeta a região da retina. Através do Instagram, eles resolveram alertar outros pais. Segundo eles, foi em outubro de 2021, perto do aniversário do primeiro ano de Lua, que descobriram a doença depois de Tiago reparar uma luz branca no olho da menina.

“A investigação e o estadiamento sempre ocorrem através de ressonância nuclear magnética.

Os retinoblastomas podem causar outros sinais, como estrabismo (presente em até 1/4 dos casos), tremor e vermelhidão persistente nos olhos. O uso do flash é muito simples, já que hoje todo mundo tem celular. e levar o bebê ao oftalmologista”.

Como identificar o retinoblastoma

  1. Reflexo branco no centro do olho, especialmente nas fotos com flash;
  2. Estrabismo em um ou ambos os olhos;
  3. Alteração da cor do olho;
  4. Vermelhidão constante no olho;
  5. Dificuldade para enxergar, que faz com que o bebê tenha dificuldade para perceber e agarrar objetos próximos.

No Brasil, estima-se a ocorrência de uma média de 400 casos por ano. O diagnóstico e o tratamento precoces do retinoblastoma, promovem a cura em até 100% dos casos.