Qual a caverna mais perigosa?

Perguntado por: ejesus7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Caverna dos Cristais

Conheça a Caverna dos Cristais, um dos locais mais mortais do mundo. Na montanha Sierra de Naica, em Chihuahua, no México, existe uma caverna a 300 metros abaixo do solo capaz de matar em apenas 10 minutos, tornando-se um dos locais mais perigosos do mundo.

Gruta do Centenário

A caverna mais profunda do Brasil é a “Gruta do Centenário”, onde fica o Pico do Inficionado (2.068 m de altitude), na Serra da Caraça, em Minas Gerais. Ela é a maior e mais profunda caverna quartzítica do mundo. Essa gruta possui um desnível de 481 metros.

Gruta do Mimoso

Se você é um amante de aventuras e está em busca de um destino turístico emocionante, a Gruta do Mimoso é a escolha certa para você. Localizada na região central do Brasil, a Gruta do Mimoso é uma das cavernas mais bonitas do país e uma verdadeira obra de arte da natureza.

Fossa das Marianas

Essa é a realidade da Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico Ocidental, o ponto mais profundo do oceano, que chega a quase 11 mil metros. “A pressão desse lugar é tão grande que estar lá seria como sustentar o peso de um carro popular em cima da unha do dedão da sua mão.

No ambiente interno típico, a temperatura oscilou entre 21,6 °C e 24,2 °C, e a umidade relativa entre 54,4% e 99,9%. A análise dos dados obtidos por meio de agrupamentos hierárquicos e coeficientes de correlação permitiu a identificação de duas zonas no interior da caverna, além do microclima externo.

A maioria das cavernas são formadas em calcário por dissolução. As cavernas também podem ser classificadas de várias outras maneiras, incluindo um contraste entre ativo e relíquia: cavernas ativas têm água fluindo através delas; cavernas de relíquias não, embora a água possa ser retida nelas.

No entanto a água é fundamental. Caso as equipes de resgate não estivessem fornecendo alimentos e bebidas para o grupo, a melhor opção seria ingerir a água que escorre do teto e das paredes da caverna. Ainda que eles tenham ficado presos por causa das chuvas, a água disponível é lamacenta e poderia causar doenças.

A saída da caverna se dá por meio da educação. Por isso é um processo gradual. Neste processo encontramos dificuldades que são as resistências àquilo que é novo, que é diferente, mas conseguiremos vencer por meio da crítica, para não aceitarmos passivamente as coisas.

Mais da metade dessas descobertas foi em Minas Gerais, o estado brasileiro com o maior número de cavernas. Em todo o país, são mais de 23 mil conhecidas.

Em algumas regiões do Brasil, utiliza-se o termo gruta para cavidades com pelo menos duas entradas e caverna para aquelas com uma entrada só. As cavernas formam-se principalmente por dissolução das rochas. Por isso, são muito mais comuns em zonas de rochas carbonáticas, como mármores e calcários.

Arqueólogos encontraram no deserto de Kalahari, na África do Sul, a caverna mais antiga a servir de lar para hominídeos, ocupada há 1,8 milhão de anos.

A mais profunda caverna do hemisfério Sul e a mais profunda do mundo em quartzito, está localizada no Estado do Amazonas, na caverna conhecida como Abismo Guy Collet (AM-003), em Barcelos, com 670 metros de desnível.

Caverna do Diabo

Maior do estado, Caverna do Diabo se torna a primeira caverna inclusiva e acessível de São Paulo.

Eles descobriram, por exemplo, que existem milhares de vulcões inativos, montes e até uma cordilheira nas profundezas do oceano. A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado.