Qual a causa para aparecer um teratoma no ovário?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

As causas do desenvolvimento dessa neoplasia ainda não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que os teratomas se formem a partir do desenvolvimento autônomo de células embrionárias que se tornam independentes do restante do organismo já nos estágios iniciais do desenvolvimento embrionário.

O Teratoma pode virar Câncer
Teratoma imaturo; Transformação maligna de uma das linhagens celulares.

A maioria dos teratomas são assintomáticos e diagnosticados incidentalmente. No entanto, se a lesão apresenta crescimento, pode causar sintomas compressivos como dor local (devido ao efeito da massa), inchaço e até mesmo sensação de pressão em alguma parte do corpo.

Sua particularidade é que ele pode ser constituído de células-tronco totipotentes, que dão origem a qualquer tipo de tecido – por isso os teratomas maduros têm uma aparência bizarra, apresentando fios de cabelo, dentes, unhas e até mesmo dedos. Esse é um tumor congênito, ou seja, é gerado antes do nascimento.

Em relação a fertilidade feminina, o teratoma no ovário não impede a mulher de engravidar. Entretanto, recomenda-se retirar o teratoma antes de engravidar. Isso porque as alterações hormonais do período gestacional podem estimular o crescimento do tumor e colocar a gravidez em risco.

O tempo de cirurgia varia de acordo com o tipo de cisto ovariano e seu tamanho. Em média, duram de 1 a 2 horas. Cistos simples e hemorrágicos são rapidamente aspirados e removidos. Já os teratomas podem demandar um tempo maior de cirurgia, pois possuem um conteúdo mais denso e trabalhoso para sua remoção.

Confira os principais sinais causados pelo teratoma:

  • Dores abdominais;
  • Sangramento uterino anormal;
  • Massa palpável na região pélvica;
  • Distúrbios gastrointestinais e na bexiga;
  • Dor nas costas.

Além desses, existem outros tipos de cistos que não têm relação com o ciclo menstrual: Cistos dermoides – também chamados de teratomas, podem conter tecido, como cabelo, pele ou dentes, porque eles se formam a partir de células embrionárias.

O tratamento dos tumores benignos de células germinativas, como teratomas (cistos dermoides) é a cistectomia ovariana (remoção cirúrgica da parte do ovário que contem o tumor). Cerca de 2 a 3% dos cânceres de ovário são de células germinativas.

Os teratomas imaturos são um tipo de câncer, que ocorre em meninas e mulheres jovens, geralmente com menos de 18 anos. Esse tipo de câncer é raro e contêm células que se parecem com os tecidos embrionários ou fetais, como o tecido conjuntivo, vias respiratórias e cérebro.

De acordo com informações do portal IFLScience, os cistos dermóides se desenvolvem a partir de células reprodutivas dentro dos ovários podendo, também, crescer pele, cabelo e até mesmo dentes. Esses tipos de caso não são tão incomuns quanto parecem.

Retorno às atividades – o retorno às atividades normais, como dirigir e trabalhar, leva de duas as seis semanas, dependendo do tipo de cirurgia. O tempo de internação e a recuperação são mais rápidas para quem fez a laparoscopia.

Ruptura do cisto
As rupturas geralmente ocorrem durante um esforço físico ou relação sexual. Raramente, a ruptura do cisto pode provocar hemorragias graves. Sangramento vaginal pode até ocorrer, mas não é um sintoma comum do cisto de ovário rompido.

Teratomas são facilmente identificados em ultrassonografias, que é a forma mais simples de diagnóstico da doença. Para situações duvidosas de identificação dos teratomas podem ser feitos exames de imagem mais complexos, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Enquanto mioma e pólipos surgem no útero, cistos são bolsas líquidas que se formam no ovário. Na maior parte são funcionais e desaparecem espontaneamente. No entanto, quando possuem componentes sólidos, como é o caso do cisto dermóide (teratoma), requerem maior atenção.

Embora a maioria dos cistos seja benigna, uma pequena porcentagem pode ser maligna. Às vezes, a única maneira de saber com certeza se o cisto é maligno é removê-lo cirurgicamente. Os cistos benignos podem ser acompanhados por exames de imagem ou removidos cirurgicamente.

Quais são as causas do cisto dermoide do ovário ? A maior parte dos cistos ovarianos desenvolve-se a partir das ocorrências do ciclo menstrual normal sendo, por isso, chamados de cistos funcionais. Os cistos dermoides, no entanto, formam-se a partir de células que produzem órgãos humanos.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

De modo geral, as principais opções de tratamento para cisto no ovário são o uso de anticoncepcional ou cirurgia para retirada do cisto (nos casos mais graves).

INTRODUÇÃO: O teratoma maduro de ovário, também chamado de cisto dermóide, corresponde a cerca de 20% dos tumores ovarianos em mulheres na idade fértil. A taxa de recidiva em ovário ipsilateral após ressecção do tumor varia na literatura, sendo estimada entre 3 e 5%.

É permitido somente alternar o repouso com caminhadas curtas e leves, que podem ser benéficas para a eliminação de gases que se acumulam na região abdominal após esse tipo de cirurgia e que também auxiliam na circulação sanguínea, fundamental para a recuperação e bom funcionamento dos tecidos afetados pelo procedimento ...