Qual a causa imediata da entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 2 votos

O ataque à base naval de Pearl Harbor, realizado pelo Japão em 1941, levou à entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Resposta: Os Estados Unidos entraram na segunda guerra mundial por causa do ataque japonês a base militar de Pearl Harbor. O ataque foi motivado porque os japoneses tinham intentos expansionistas e queriam dominar área de influencia que resultaram no confronto e interesses dos dois países.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi invadida pela Alemanha nazista em 22 de junho de 1941 , e logo depois começou a coordenar seus esforços com os aliados ocidentais – liderados pelos Estados Unidos e Reino Unido – para conter o avanço alemão e depois contra-atacar.

Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.

Em 1917 os Estados Unidos entraram no conflito ao lado da tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a rendição dos países da tríplice Aliança e a vitória da Entente.

Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.

Cabe ressaltar que, em 1917, ocorreu uma modificação que foi determinante para a vitória da Entente na guerra. Por conta da Revolução Bolchevique, os russos se retiraram das trincheiras da Primeira Guerra Mundial. Já os Estados Unidos entraram no conflito logo após um submarino alemão afundar um navio norte-americano.

Em setembro de 1939 a Alemanha invadiria a Polônia, com esta agressão a Inglaterra e a França declarariam guerra, imediatamente, na América, os Estados Unidos declarariam sua neutralidade.

A entrada dos Estados Unidos de maneira direta na Primeira Guerra Mundial, em 1917, alterou o equilíbrio de poderes pois adicionou mais uma grande potência industrial ao lado da Tríplice Entente, e uma potência que contava com equipamentos mais modernos (desenvolvidos ao longo da guerra) e soldados mais descansados.

Resposta: Os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial por terem sido atacados pelo Império Japonês em Pearl Harbor em 7 de Dezembro de 1941.

O início da Segunda Guerra Mundial aconteceu quando as tropas alemãs iniciaram o ataque contra a Polônia, em 1º de setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade e estendeu-se de 1939 a 1945.

soviéticas

A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim com a vitória dos Aliados sobre os Países do Eixo. As tropas soviéticas tiveram ação fundamental derrotando pela primeira vez o poderoso exército nazista, esmagando-o cada vez mais até atingir Berlim pelo lado Oriental.

1º de setembro de 1939 A Alemanha invade a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial na Europa. 3 de setembro de 1939 Honrando sua garantia de segurança às fronteiras da Polônia, a Grã-Bretanha e a França declaram guerra à Alemanha. 17 de setembro de 1939 A União Soviética invade a Polônia pelo leste.

Resposta verificada por especialistas
Os Estados Unidos entraram no conflito após o bombardeio de Pearl Harbor.

A rivalidade entre as duas superpotências tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada lado. Essa incompatibilidade ideológica podia ser percebida no fato que cada superpotência tinha um sistema político diferente e organizava sua economia de modo diferente da outra.

Os Estados Unidos uniram-se à luta dos Aliados contra os países do Eixo (i.e. Alemanha, Itália e Japão), na Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de defender a democracia, e não o de salvar as vítimas judias do regime nazista.

As bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki foram resultado do Projeto Manhattan. Esse projeto estadunidense ultrassecreto reuniu grandes nomes da ciência com objetivo de desenvolver armamento nuclear. Os EUA tinham receio de a Alemanha nazista produzir esse material bélico antes dos Aliados.

O que aconteceu? No fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, os EUA lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, no inimigo Japão, deixando cerca de 140 mil mortos.

Truman utilizou essa frase para descrever a bomba atômica, arma que ele ordenou que fosse usada no ataque aéreo contra as cidades japonesa de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945 e Nagasaki, três dias depois, durante a ofensiva de arrasamento total do Japão no final da Segunda Guerra Mundial.