Qual a causa do zumbido pulsátil?

Perguntado por: ihilario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

O zumbido pulsátil pode estar associado a uma série de causas, inclusive quadros como, anemia, estados de maior atividade metabólica (como gravidez e hipertireoidismo), tumores, aneurismas e doenças como a Otosclerose.

A identificação da etiologia deste tipo de zumbido juntamente com o médico otorrinolaringologista é essencial para se estabelecer o tratamento adequado e evitar sequelas que podem advir de um diagnóstico tardio ou incorreto.

O QUE É ZUMBIDO PULSÁTIL? Os pacientes relatam escutar batidas e marteladas junto com o zumbido, de modo constante. Ter zumbido pulsátil significa ouvir barulhos de batimentos que acompanham o coração.

As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Como diz Maria, o zumbido pode ser um indicativo de problemas que não estão diretamente relacionados com a audição, como doenças cardiovasculares, tumores de cabeça e pescoço, distúrbios metabólicos, como diabetes, e até desvio de coluna.

Na maioria dos casos, o zumbido é uma percepção auditiva “fantasma”, percebida apenas pelo paciente, característica que dificulta a investigação do problema. Pode parecer um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, mais raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques ou estalos.

A ansiedade afeta as pessoas de maneiras distintas, podendo causar inquietação e dificuldade para dormir. Em alguns indivíduos, provoca também um barulhinho irritante nos ouvidos, uma espécie de zumbido constante. A gravidade varia, podendo ser algo que nos desconcentra ou perturba, afetando a qualidade de vida.

O zumbido pulsátil em geral não é motivo de preocupação. Contudo, alguns casos podem indicar a existência de problemas de saúde potencialmente graves.

Doenças neurológicas como a esclerose múltipla também podem ser a causa. Além disso, tumores no nervo auditivo ou vestibular podem ser responsáveis pelo surgimento da sensação auditiva. Os tumores do ouvido também podem, além do zumbido, causar surdez, paralisia facial e perda de equilíbrio.

Dada a informação de que o zumbido é um sintoma, e não uma doença, quando o problema causador tiver sido solucionado, ele deverá sumir. E como foi explicado anteriormente, o surgimento do zumbido pode acontecer por diversas causas. Por isso, não há um tratamento em comum para todos os pacientes.

Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea.

  1. Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  2. Ginkgo biloba. ...
  3. Drenagem da tuba auditiva. ...
  4. Suplementos. ...
  5. Ruído branco.

Tratar a perda auditiva e usar o aparelho auditivo
Outra forma de atenuar o zumbido nos ouvidos é através do tratamento da doença subjacente, tal como a correção da perda auditiva. A colocação de prótese auditiva, por exemplo, ou outros tratamentos para a perda auditiva, alivia o zumbido em cerca de 50% dos pacientes.

Vitamina B12 para o tratamento de zumbido no ouvido.

Exercícios para zumbido
Inspire e aperte apenas os músculos em que você está se concentrando por 8 segundos. Solte-os repentinamente relaxando. Deixe a tensão e a dor fluírem para fora dos músculos enquanto você expira lentamente. Continue essa progressão sistematicamente da cabeça aos pés.

Se não houver uma causa a tratar, você ainda pode fazer algumas coisas para aliviar os sintomas.

  1. Evite o que faz os zumbidos aumentarem. ...
  2. Mude de medicamentos. ...
  3. Mascare o som. ...
  4. Experimente terapia comportamental. ...
  5. Pratique uma boa higiene do sono.

O uso excessivo de medicamentos ou a implementação de tratamentos inadequados pode alterar o equilíbrio químico no organismo e desencadear a sensação de zumbido no ouvido. Certos antibióticos, diuréticos, remédios para tratamento do câncer e antidepressivos estão entre os culpados nesse caso.