Qual a causa de dilatação nos rins?

Perguntado por: efreitas8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

A dilatação do rim ocorre pela retenção da urina devido a malformações ou obstruções, em qualquer parte do trato urinário, que diminuem o fluxo normal de urina, levando a um inchaço (dilatação) do rim.

A hidronefrose é a dilatação do rim. Isso acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e, por isso, se acumula dentro do rim. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente, Dessa forma, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.

Hidronefrose grau 3: dilatação moderada da pelve e cálices, achatamento das papilas renais e afinamento leve do tecido renal; Hidronefrose grau 4: dilatação extensa da pelve e dos cálices, além de sinais importantes de atrofia do tecido renal. Neste estágio, a hidronefrose é grave.

Algumas plantas medicinais atuam no trato do aparelho urinário por serem antiinflamatórios naturais. Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

Uma das principais causas de rim dilatado é a presença de obstrução do sistema. Fica fácil de entender, pois sabemos que o rim produz urina continuamente, de maneira que obstrução de sua drenagem leve a dilatação.

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Resposta: Depende da causa e há quanto tempo a pessoa tem a hidronefrose. Se a obstrução é causada por cálculos, próstata ou lesões obstrutivas pode ser indicada a cirurgia. O médico urologista que acompanha o caso deverá definir a melhor conduta.

A hidronefrose pode resultar na diminuição da função renal. Se não for tratado imediatamente, podem ocorrer danos permanentes ao rim ou rins, resultando em insuficiência renal.

Como é feita a cirurgia de hidronefrose? Primeiramente, existem diferentes níveis de intensidade e complexidade na cirurgia de hidronefrose, que variam conforme a idade do paciente e gravidade da doença. Assim, casos menos graves podem ser solucionados com a simples utilização de um cateter.

Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. ...
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.

Sintomas da hidronefrose
Os sintomas principais estão relacionados a dores no abdome, flanco e lombar. São mais exuberantes quando ocorre de forma aguda e podem vir acompanhados de vômitos, mal-estar, prostração e febre nos casos inflamatórios e infecciosos.

A resposta é SIM!

Exame de urina (EAS) ou urina simples; Perda de proteína na urina; Exames de imagem renal (USG e tomografia).

Embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros ultraprocessados são alimentos ricos em sódio e figuram entre os alimentos que prejudicam os nossos rins de forma mais severa.

A maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.