Qual a causa da expiação?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

A palavra Expiação “descreve uma reconciliação daqueles que se distanciaram e refere-se à reconciliação do homem com Deus. O pecado é a causa desse distanciamento e, portanto, o propósito da Expiação é corrigir ou vencer as consequências do pecado”.

A Expiação é o sacrifício que Jesus Cristo fez para ajudar-nos a vencer o pecado, a adversidade e a morte. O sacrifício expiatório de Jesus teve lugar no Jardim do Getsêmani e na cruz do Calvário. Ele pagou o preço por nossos pecados, tomou sobre Si a morte e ressuscitou.

Expiações referem-se ao processo de uma culpa, em que o Espírito é apresentado a um contexto em que possa avançar moralmente por meio uma experiência equivalente a que infligiu a outrem no passado.

Os ritos descritos em Levítico 1–15 tinham aplicação individual, ao passo que o Dia da Expiação descrito em Levítico 16 simbolizava a expiação dos pecados de toda a nação israelita e era o dia em que toda a casa de Israel jejuava e descansava.

O benefício é que como a Expiação restaurou o homem à sua situação inicial diante de Deus, deu-lhe condições de conseguir a exaltação e a glória que lhe seriam inatingíveis sem ela.

Significado de Expiação
[Religião] Segundo o Antigo Testamento, seção de contrição, composta por sacrifícios através dos quais se pretendia o perdão dos pecados. Etimologia (origem da palavra expiação). Do latim expiatio.

Yom Kipur

O Yom Kipur é o Dia da Expiação, o qual é declarado no Torá: “No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois, neste dia, a expiação será feita para te purificar; perante a Deus serás purificado de todos teus pecados”.

Como é comemorado o Yom Kipur
O trabalho é proibido e a expiação dos pecados do ano anterior é expressa por meio de “aflições”, como jejum, não se lavar, não tomar banho, não manter relações sexuais, não usar sapatos de couro e não aplicar loções nem cremes.

Expiação é o cumprimento de pena ou castigo, penitência. Ambos levam á libertação, mas a redenção é o ato em si, e a expiação o castigo.

Em poucas palavras, trauma vicário é aquele que a gente sente no lugar do outro. É o excesso de empatia. A empatia que, muitas vezes, nos faz adoecer. Muita gente está sujeita ao trauma vicário.

Expiar vem do latim expiare, quer dizer livrar-se de uma culpa ou erro, pagar por ele, sofrer e padecer por ele. No catolicismo, é muito comum ser usado na expressão “expiar pecados”.

Efeito de expiar, reparar um erro, falta, crime. "Porque, desse modo, será expiada a iniquidade de Jacó."

A propiciação quer dizer que a morte de Jesus na cruz foi para satisfazer a justiça de Deus. Não quer dizer que a sua ira foi eliminada, mas que foi satisfeita. A morte de Jesus foi um Sacrifício (Ef 3.24; Ef 1.7). Isto quer dizer que a sua morte foi Substitutiva (1Pe 2.24; 3.18).

Se temos de passar por algumas provações, dificuldades e aflições e de passar por algumas privações; elas costumam purificar o metal de que somos feitos, livrá-lo das impurezas e prepará-lo para ser utilizado pelo Mestre.

Espíritos em relação ao estado em que se encontram? vão passando sucessivamente, à medida que se purificam. corpo; errantes, isto é, desligados do corpo material e aguardando nova encarnação para se melhorarem; Espíritos puros, isto é, perfeitos, não precisando mais de encarnação. KARDEC, Allan.