Qual a carne vermelha mais rica em colágeno?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

4 alimentos com colágeno

  • carne vermelha: tem altas concentrações de colágeno principalmente no ossos, como em preparos como o mocotó e outras que usam a cartilagem da carne bovina. ...
  • frango: nesse caso, a concentração de colágeno depende da idade do animal, sendo que quanto mais velhos, maior a disponibilidade.

pele bovina

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

Diariamente, um adulto saudável precisa consumir em torno de 9g de colágeno. Opções como carne vermelha, miúdos e clara de ovos estão entre os alimentos com maiores concentrações.

Segundo estudos, o pé de galinha, assim como o mocotó do boi, os pés de galinha concentram uma boa quantidade de colágeno, podendo ser usado em sopas.

Colágeno faz parte da composição das articulações
É importante levar uma vida saudável e ingerir alimentos ricos em proteína como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage”, indica a médica.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Sabia que verduras como couve, espinafre, repolho e acelga são outras boas fontes de colágeno? Na verdade, a maioria das folhas verde-escuras possuem substâncias que ajudam na produção natural da proteína. Por isso, são extremamente indicadas para quem deseja manter a pele saudável.

O pé do frango possui, sim, uma grande quantidade de colágeno em sua composição. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, formada por uma série de aminoácidos, responsável pela construção dos ossos, pele, músculos, tendões, ligamentos e por manter a firmeza da pele.

colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado está entre os mais indicados para a pele, apesar de também apresentar benefícios para as articulações, ossos, tendões e ligamentos. Outro colágeno muito recomendado para a derme é o Verisol®, um colágeno hidrolisado especial.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

O melhor colágeno para articulações é o colágeno tipo 2, pois é a principal proteína estrutural encontrada nas cartilagens e articulações. O uso de suplementos de colágeno tipo 2 é uma ótima opção para ajudar o metabolismo a repor o colágeno perdido.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.
...
Os alimentos que contêm um alto nível de lisina são:

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Os principais alimentos ricos em colágeno são:

  1. Carne vermelha. A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco. ...
  2. Frango. A quantidade de colágeno na carne varia de acordo com a idade do frango. ...
  3. Caldo de ossos. ...
  4. Peixe. ...
  5. Gelatina.

Aveia: rica em silício, que atua na estrutura de colágeno e elastina, além de contribuir com a renovação dos tecidos e ter ação antioxidante.

Todos conhecido por oferecer benefícios para a saúde articular. Entre eles, um benefício que ganha destaque é o ovo conter colágeno de fato, em comparação com outros alimentos.

Para isso, você vai precisar combinar suco de uva, água, água de coco, mirtilo, gengibre e colágeno. O preparo consiste em bater todos os ingredientes no liquidificador e, depois, sua bebida estará prontinha para o consumo.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.