Qual a carne que tem mais colágeno?

Perguntado por: esalazar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A carne vermelha é rica em colágeno, que é encontrado principalmente nas cartilagens, peles e ossos da carne bovina e de porco.

Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno na carne do frango. As maiores quantidades de colágeno são encontradas principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, tropicais e vermelhas são fontes de ingredientes importantes para a produção de colágeno. Por serem ricas em vitamina C, as frutas cítricas e tropicais, como limão, kiwi e laranja, ajudam diretamente na produção de colágeno.

“Tem várias fontes de colágeno, mas a mais importante e a principal delas é a pele bovina. Nós extraímos o colágeno de onde tem a maior concentração dos três aminoácidos que compõem o colágeno, que é a pele do boi”, conta Walter.

1 – Músculo dianteiro: um dos cortes mais saudáveis do boi, é uma carne fibrosa, saborosa, pobre em gordura, mas rica em colágeno.

Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno. Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.

Alguns hábitos acentuam a quebra do colágeno e, por consequência, o envelhecimento da pele. Entre eles, destacam-se a exposição solar excessiva, o consumo exagerado de açúcar, o tabagismo e a poluição. Estes fatores geram radicais livres, causando oxidação e degradação das fibras de colágeno.

Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados. Foram encontrados na membrana dois tipos da proteína: colágeno tipo I e tipo V. O primeiro é o mais encontrado no corpo, presente no tecido cicatricial, pele, tendões, parede das artérias e ossos.

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Com ação diurética e antioxidante, o chá de cavalinha é rico em silício, responsável por aumentar a síntese de colágeno.

A aveia contem ainda, na sua composição, Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre. Ela também é rica em proteínas e ainda possui silício, um mineral importante na produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...