Qual a carne preferida do brasileiro?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Picanha. Abrimos a nossa lista com o corte de carne para churrasco mais preferido dos brasileiros: a picanha. De sabor acentuado e características marcantes, a picanha é famosa por ser uma carne nobre, muito macia, suculenta e apetitosa.

O filé mignon é a proteína preferencial da lista de compras de apenas 1% dos entrevistados. Picanha e salmão registraram menos de 1% cada. A troca da carne bovina por produtos mais baratos está alinhada com pesquisa PoderData realizada de 6 a 8 de dezembro de 2021.

Qual o melhor tipo de carne? As carnes brancas de aves, como pato, codorna ou galinha, possuem menos gorduras e calorias e, por esse motivo, geralmente são consideradas mais saudáveis e podem ser consumidas mais frequentemente.

boi japonês wagyu

O boi japonês wagyu é um animal que produz uma carne muito saborosa, e que também é a mais cara do mundo. Em Mato Grosso do Sul, uma experiência de cruzamento entre o wagyu e o nelore, está em andamento e pode melhorar a qualidade da nossa carne.

Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.

Pesquisa confirma: carne suína está entre as preferidas do consumidor brasileiro e ultrapassa a carne bovina.

Entre as carnes animais, o frango é, sem dúvida, a preferida do mundo. É a carne mais consumida globalmente: a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que em 2021 foram consumidas 133 milhões de toneladas de carne branca no mundo.

a China

O principal consumidor de carne de porco em 2021 continua a ser a China, isto tendo em conta as suas regiões económicas especiais Hong Kong, Macau e China Continental, cujos consumos se situam em redor dos 61, 52 e 37 kg/hab (quilogramas por habitante) respectivamente.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

acém

O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado. O corte tem pouca gordura entremeada e, por esse motivo, muitas vezes exige a mistura com outras carnes para seu preparo.

Frango Ayam Cemani
Porém, um tipo de galinha preta da Indonésia, chamada Ayam Cemani, é exceção a essa regra. Um frango inteiro chega a ser vendido por 2,5 mil dólares, o equivalente a R$ 13 mil na cotação atual.

O frango é definitivamente uma das carnes mais consumidas ao redor do planeta, sendo terceira posição nesta seleção, das 10 carnes mais consumidas do mundo, e é muito bem distribuído em seu consumo.

Carne leve e saudável
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Cortes mais gordurosos, como picanha, alcatra e costela suína, costumam ter mais calorias. No plano nutricional, esse fator deve ser considerado, principalmente para pacientes que estão em busca do emagrecimento.

Carne bovina

1. Carne bovina. Principal fonte de ferro, a carne bovina também traz uma série de nutrientes como proteínas, aminoácidos, gorduras, vitaminas A e do complexo B e outros minerais como zinco, fósforo, potássio e magnésio.