Qual a carne mais mole para churrasco?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Já a costela ponta de agulha ou minga é considerada a “rainha das churrasqueiras” por toda sua suculência, maciez e por ser muito bem entremeada por carne e gordura.

“Ambos são cortes do traseiro do boi, mas enquanto a fraldinha possui uma camada maior de gordura, a maminha - retirada da alcatra - é um pouco mais magra e mais macia”, comenta a especialista em churrasco .

Acém, paleta, músculo dianteiro e peito são exemplos de cortes considerados de segunda que podem ser assados em um churrasco.

Como pedir a carne para o seu churrasco? Normalmente, o açougueiro já tem experiência quando o assunto é a carne perfeita para um churrasco, mas sempre vale a orientação de que os bifes devem ser grossos, com cerca de um dedo e meio de espessura e devem estar frescos e macios.

“O corte de alcatra tende a ser mais magro que o contrafilé, mas ambos são muito bons para churrasco”, diz. Por ter fibras mais curtas, ela pode ficar muito macia, mesmo sem ter tanta gordura. A alcatra pode ser dividida em outros cortes como o baby beef, bombom do alcatra e steak do açougueiro.

alcatra

Da alcatra é feita a picanha falsa com o formato triangular muito parecido com o da verdadeira. A peça de picanha é retirada de uma das partes mais nobres do bovino, até por isso seu preço é realmente salgado, em média você irá pagar, no quilo, em torno de R$ 70 enquanto o preço médio da alcatra é R$ 40.

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.

Patinho. Menos macio que a alcatra, é usado, principalmente, para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua – como o quibe e o steak tartar, ou então moída e cozida em refogados, molhos, bifes e assados.

O coxão mole, também conhecido como chã de dentro, chã, coxão de dentro, polpa ou polpão, é constituído por fibras curtas e macias, com nervos e gordura. É uma carne mais macia do que o coxão duro e fica ótimo em ensopados, assados, escalopes, bifes à milanesa, picadinhos e enrolados. Também pode ser consumida moída.

1. Alcatra: a melhor carne para churrasco. Para muitos churrasqueiros, a alcatra é a melhor carne para churrasco. É um dos cortes mais consumidos no Brasil e está localizado na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa.

Afinal a carne para churrasco deve ser suculenta e macia. Vale lembrar que a Fraldinha, certamente, é uma das peças com melhor custo-benefício.

No entanto, os cortes de uns bifões suculentos de Coxão Mole pode ser uma excelente alternativa para o seu Churrasco. Eles serão muito apreciados quando grelhados, pela sua maciez e suculência. Tornam-se uma refeição farta e muito apetitosa para qualquer apreciador de carne.

Um grande aliado do amaciamento de carnes é a mistura de azeite e vinagre. Basta misturar os dois itens e deixar a carne marinando por pelo menos 2 horas antes de ir para a churrasqueira. Além de amaciar, essa mistura também deixa a carne com um ótimo tempero!

Para temperar uma carne boa e barata para churrasco, prepare marinadas usando ingredientes simples, como suco de limão, vinagre, azeite, ervas, alho e temperos. As marinadas ajudam a amaciar a carne e a adicionar sabor extra sem gastar muito dinheiro.

Por exemplo, suponha que seu churrasco tenha 20 pessoas. Basta multiplicar esse número por 400, que é a porção ideal de carne para cada convidado. Logo, a quantidade ideal a ser comprada é 8 quilos.

De um jeito ou de outro, o cupim certamente faz parte da lista das melhores carnes para churrasco. Protagonista de receitas incríveis, a fraldinha é uma opção de corte com preço atrativo comparado aos demais, e uma excelente opção para quem está de dieta, pois tem menos concentração de gordura.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

Isso representa um consumo médio de 300g de carne por pessoa. Já no churrasco tradicional em família, que pode ter duração entre 5 a 6 horas, os convidados tendem a consumir várias vezes, então o ideal é calcular aproximadamente 500g por pessoa.

A quantidade de carne por pessoa em um churrasco varia, em média, entre 300 a 500 gramas. Essa quantidade é uma estimativa razoável para garantir que todos os convidados sejam bem atendidos.

Além dos acompanhamentos como arroz, maionese, pão de alho, farofa e salada, uma das formas de fazer o churrasco render mais é preparar espetinhos.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.