Qual a carne mais dura do boi?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia.

As chamadas carnes de terceira possuem uma camada extra do tecido conjuntivo do boi, tem gordura em uma quantidade maior e os nervos encontram-se mais presentes. Essas carnes não costumam ser utilizadas em receitas, mas algumas partes como o pescoço, podem ser usadas para fazer feijoada.

Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.

Na hora de comprar a carne, antes de mais nada preste atenção nas seguintes características:

  1. Consistência firme e compacta;
  2. Cor vermelho-brilhante;
  3. A gordura deve ser branca ou amarelo-pálida. Se for muito amarela, é sinal que o animal era velho e, portanto, que a carne é dura.

Lagarto. Um tipo de corte mais duro e com pouca gordura, o lagarto está localizado na parte traseira do boi. Devido à sua rigidez é uma carne que precisa de bastante tempo de cozimento para ficar macia. O lagarto separa o colchão duro do colchão mole e pode ser usado para preparar rosbife e também carne assada.

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área. O pedaço conserva pouca gordura, mas tem bastante fibras, o que favorece sua textura. Essa peça pode ser preparada em medalhões ou em pedaço inteiro.

A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.

Contra filé – macio e de fácil preparo, não precisa ficar muito tempo fritando. Alcatra – um corte macio e versátil, pode ser usado em outras receitas além do bife. Patinho – carne magra e com marmorização, muito usado para o bife a milanesa, pois pode ter uma espessura mais fina.

Os melhores Bifes para Fritar

  • Bifes de contra-filé São fáceis de reconhecer, pois possuem aquela gordurinha cobrindo a maior parte de um dos lados. ...
  • Bifes de alcatra. ...
  • Bifes de patinho. ...
  • Bifes de coxão mole. ...
  • Bifes de filé mignon. ...
  • Bife ideal para o dia a dia.

Carnes de segunda
Encontramos algumas carnes muito saborosas nessa porção como por exemplo: o acém, paleta, coxão-duro e músculo dianteiro, além desses cortes, ainda temos localizado na traseira o rabo bovino.

A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.

Quando um animal é abatido, a circulação sanguínea pára e os músculos ficam contraídos numa condição chamada rigor mortis. Com o tempo, enzimas das próprias células começam a decompor as fibras de proteínas e o músculo volta a relaxar. Se a carne é refrigerada logo após o abate, ela fica dura.

Ela esclarece que o mau cheiro é causado pelo excesso de dois compostos presentes na carne: o escatol e a androstenona. Relatos científicos associam estes compostos às atividades hormonais dos suínos.

Para detecção do formol em carnes é utilizada a PROVA PARA FORMALDEÍDO, onde basicamente o reagente floroglucina reage com o formaldeído em meio alcalino, produzindo o derivado hidroximetilado, de coloração salmão fugaz (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 1985).

Durante o cozimento de carnes, legumes e outros ingredientes são liberadas toxinas não-letais que formam essa espuma com impurezas encontradas nos alimentos.

Carne fresca na geladeira
Em média, você pode manter a carne resfriada por até três dias ou 72 horas. Se ela vier em embalagem a vácuo, guarde na geladeira desse jeito mesmo. Agora, em outros casos, acondicione a peça em recipiente hermético ou em saco plástico adequado.

De maneira geral, o processo de congelamento por si só não escurece a carne, a não ser que a superfície fique exposta. Nesse caso acontece a queima pelo frio, onde essa parte exposta fica ressecada e concentra os pigmentos vermelhos, ficando mais escura.

A nobreza e valorização desse produto está no chamado marmoreio, nome dado ao aspecto de carne bovina com gordura intramuscular. Segundo a ABCWagyu, quanto maior o nível de marmoreio, maior é a remuneração pela carne, que pode chegar a 2,5 vezes o valor da arroba de uma carne comum.

Tanto a picanha quanto o coxão duro são cortes localizados no traseiro do boi. Inclusive, são partes vizinhas. Por isso, é comum ver alguns pedaços de coxão duro sendo vendidos como picanha.

O boi de raça Wagyu, já consumido pelos brasileiros, chegou ao País na década de 1990, e hoje o preço da carne que tem como destaque o sabor, suculência e maciez, devido ao marmoreio que se deve ao alto teor de gordura intramuscular, pode ultrapassar os R$ 1.500 o quilo.