Qual a carne de segunda mais saborosa?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

carne Wagyu

A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto.

acém

São cinco os principais cortes do dianteiro do boi chamados "carnes de segunda": o acém, o pescoço, a paleta, a costela dianteira e o peito. Bolinha explica que muitos já entraram no cardápio de grandes churrasqueiros e no gosto dos consumidores.

alcatra

Da alcatra é feita a picanha falsa com o formato triangular muito parecido com o da verdadeira. A peça de picanha é retirada de uma das partes mais nobres do bovino, até por isso seu preço é realmente salgado, em média você irá pagar, no quilo, em torno de R$ 70 enquanto o preço médio da alcatra é R$ 40.

Kobe Beef

O Kobe Beef, ou seja, um boi produzido em Kobe, no Japão, pode ter sua carne vendida por até mil dólares o quilo, uma iguaria acessível a poucos sortudos! O valor se justifica, dado que a carne é qualificada conforme o grau de marmoreio de gordura entremeada.

Coxão Mole: é um corte grande, que pode chegar até 10 quilos, com grande quantidade de gordura entremeada. Mais macio que o patinho, também é ideal para o preparo de bifes.

“As carnes mais práticas para o dia a dia normalmente são as que têm uma quantidade de suco maior. São boas opções os cortes como a Alcatra, Filé Mignon, Contrafilé, Coxão Mole e Patinho, as carnes do traseiro do boi”, explica Guzella.

Acém

Acém: carne nobre do bovino para misturas
O acém é a maior parte da área dianteira do boi, e a mais macia, conservando textura e sabor equilibrado. O corte tem pouca gordura entremeada e, por esse motivo, muitas vezes exige a mistura com outras carnes para seu preparo.

Confira 6 dicas de como deixar a carne macia e suculenta

  1. Aposte no vinagre. ...
  2. Marine a carne com cerveja. ...
  3. Use o limão para ter carne macia. ...
  4. Não se esqueça de deixar a peça descansar. ...
  5. Tire a carne da geladeira com antecedência. ...
  6. Aposte em uma boa maneira de preparo.

O Acém é uma carne relativamente mais em conta e precisa ser cozida corretamente. Músculo: esse corte é conhecido também como braço, lembra um pouco o acém, porém é mais macio e deve ser cozidos com bastante caldo.

Quando comparada com os cortes da carne de primeira, a "carne de segunda" costuma ser mais dura, já que são retiradas de regiões de grandes movimentos do animal, como o pescoço, o tórax e a cabeça.

Acém

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento. Ficam macias cozidas na pressão ou assadas. As principais são: Acém.

Elas são: Lagarto, patinho, fraldinha, acém. Você vai consumir carnes magras, e também economizará um pouco, principalmente, agora, no fim do ano. O lagarto é uma ótima opção para quem quer economizar, mas também não quer sair da linha.

Kit de carnes para a semana

  • Picadinho de alcatra. O picadinho de alcatra garante refeições deliciosas e em pouco tempo graças a seu descongelamento extremamente rápido. ...
  • Almôndega 100% carne. ...
  • Carne de Panela Peito. ...
  • Carne moída light. ...
  • Paillard. ...
  • Bife de alcatra.