Qual a carne de peixe mais saborosa?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Filé de Linguado

O linguado é considerado, por chefs e cozinheiros, como um dos melhores peixes e mais saborosos. Sua carne magra, branca, firme e de textura macia o torna uma das melhores opções de peixe para dieta.

O bluefin, também conhecido como atum-rabilho ou atum azul, é considerado o peixe mais caro do mundo. Extremamente disputado pelos mais exigentes amantes da culinária que envolve peixes e frutos do mar, o bluefin é saboroso, dono de um sabor único dentre os pescados mais tradicionais e consumidos em todo o mundo.

Agulha: Tem um sabor mais suave e, devido ao seu formato alongado, permite o corte em pequenas postas fritas para aperitivo. Traíra: Carne macia e pouco gordurosa, recomenda-se cuidado com a quantidade de espinhas. Tambaqui: De sabor intenso e carne firme e clara, normalmente prepara-se suas costelas fritas.

tilápia

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.

O robalo é outro popular e tem carne mais fibrosa, mas com sabor e utilidade próximas da tilápia. O linguado é firme, mas macio, bom para assar ou grelhar.

tilápia

Criação de tilápia, peixe mais consumido no Brasil, teve alta de 8% em 2017 - Engepesca - Redes para Aquicultura.

Algumas espécies são mais afetadas como: carpa, curimba, pacu, tambaqui, traíra e tilápia, embora outras também não estejam livres.

Atum Azul

O "Atum Azul", também conhecido como "Rei dos Atuns", pertence à maior espécie de atum do mundo e ostenta o título de peixe mais valioso do planeta.

Bluefin

Bluefin, o peixe mais caro do mundo
Desfrutar da iguaria tem seu preço: em janeiro, um atum azul de 212 quilos foi vendido por 36 milhões de ienes (cerca de R$ 1,4 milhão) no tradicional leilão de Ano Novo em Tóquio.

A tilápia é um dos tipos de peixes que é bastante popular no Brasil, por ser considerada uma carne de sabor suave, cheiro discreto e facilidade de preparação.

De acordo com Nathália, os peixes possuem boa quantidade de vitaminas e minerais. No entanto, são os água salgada que se destacam por possuir uma variedade maior de nutrientes. Também há quantidade superior de ácido graxo ômega 3 – uma gordura positiva e que não é produzida pelo organismo humano.

Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.

Os filés são os cortes que menos possuem, já os tipos de peixe que possuem sabor mais leve e não possuem espinhas são: cação, salmão, tilápia e panga.

Tainha, dourado, pirarucu e tilápia são alternativas gostosas e sustentáveis para não ficar refém de um pescado só. Estrela dos rodízios de sushi, o salmão é chamado por alguns amantes de pescados mais exigentes de “salsicha do mar”. O apelido não é muito lisonjeiro, mas tem lá seu fundo de verdade.

O leite deixa o peixe macio e saboroso. Se o pescado for fresco, deixe-o de molho por alguns minutos no leite antes de temperar. Se for congelado, descongele direto no leite; ficará com sabor de peixe fresco. Na hora de assar o peixe, forre a assadeira com fatias de batatas cruas.