Qual a carne bovina mais saudável?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Segundo a nutricionista Bruna Bellusci, no topo deste ranking estão o famoso filé mignon e o patinho. Saiba mais sobre esses cortes: Filé mignon: conhecido pela maciez, sabor suave e por ter pouquíssima gordura, é uma carne nobre que além de gostosa é aliada da saúde. É retirada da parte superior traseira do boi.

Porém, o ideal é optar por cortes bovinos mais magros como: filé mignon, patinho e maminha. As melhores carnes magras: coxão duro, coxão mole, filé mignon, lagarto, maminha, músculo e patinho. Procure evitar as carnes gordas como: acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, miolo de alcatra e picanha.

Filé mignon

1. Filé mignon é o tipo de carne magra que possui menos gordura. Saboroso, suculento e extremamente macio, o filé mignon é um tipo de corte da carne bovina que - por se localizar na parte traseira do boi - quase não contém gordura.

O frango é menos prejudicial que a carne vermelha e o peixe também pode contribuir para uma dieta saudável. Ninguém tem que abrir mão completamente da carne e dos produtos animais para permanecer saudável. Por outro lado, vegetarianos e veganos também podem ser muito saudáveis.

Devido à grande variedade de minerais, vitaminas e nutrientes, o peixe ajuda a prevenir tanto enfermidades físicas – como doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, câncer – quanto mentais – como depressão e ansiedade. Além disso, também reduz a taxa de partos prematuros, nutrindo e fortalecendo o corpo.

Maminha

Maminha grelhada
A maminha é uma das carnes com menor percentual de gordura. Só isso já seria suficiente para se tornar uma boa opção para substituir o frango. Mas ela ainda é muito saborosa com uma excelente quantidade de proteína. Em cada 100g de maminha estão 30,7 g de proteína e 2,4 g de gordura.

Se a gente dividir 240 por 51, vamos descobrir quantos ovos precisamos comer para ingerir a mesma quantidade de proteína que há em 100 gramas de peito de frango. E 240 por 51 dá 4,7 ovos. Em termos práticos: De 4 a 5 ovos médios cozidos.

70 g

O Ministério da Saúde recomenda que cada pessoa consuma entre 300 e 500 g de carne (vermelha ou branca) por semana, o que equivale a cerca de 70 g por dia.

De acordo com o Ministério da Saúde, inclusive, o ideal é que cada pessoa consuma cerca de 300 e 500 g de carne por semana (o que significa um bife bem pequeno por dia). Vale destacar que isso inclui carnes vermelhas e brancas (ou seja, frango e peixe - apesar de serem menos gordurosos - entram no mesmo pacote).

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é ingerir 300 gramas de carne vermelha por semana (ou três porções de 100 gramas semanais), porque a carne vermelha também é fonte de nutrientes e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes.

“É um alimento rico em proteínas, ferro, zinco e vitamina B12 e promove a absorção eficiente desses nutrientes pelo organismo”, pondera. Mas, para atender nossas demandas nutricionais, nós não precisamos comer carne todos os dias. “O recomendado é que as mulheres consumam duas vezes por semana e os homens, apenas uma.

Na receita que temos logo abaixo, o patinho tem 7,3% de gordura e o acém tem 10,9%. O blend com a gordura de peito apresenta 23% de gordura, ideal para o sabor e a textura dos hambúrgueres.

Veja as 7 piores carnes para churrasco bovino:

  • Coxão Duro.
  • Pescoço.
  • Músculo (Ossobuco)
  • Capa do Filé
  • Costela Ponta de Agulha.
  • Ponta de Peito Bovino.
  • Lagarto.

Veja quais as 8 piores carnes para churrasco

  • Ponta de peito;
  • Lagarto;
  • Coxão duro;
  • Patinho;
  • Pescoço;
  • Músculo ou ossobuco;
  • Capa de filé;
  • Ponta de agulha.

Reduções nos níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo também o risco de doenças cardiovasculares; Melhores índices de vasodilatação no sistema cardiovascular, levando a um menor risco de infartos e derrames; Tendência maior à perda de peso e à redução do Índice de Massa Corporal (IMC);

Salmão

Salmão, o campeão
Do ponto de vista nutricional, o salmão é o vencedor da competição de peixes mais saudáveis. “Peixes mais gordos de água fria são uma fonte melhor de ômega 3”, disse Camire, e o salmão é rei quando se trata do número de gramas de ômega 3 por quilo.

Por ser uma carne neutra, ela agrada os mais variados paladares e dá liberdade imensa na escolha de seus acompanhamentos. Essa combinação faz dela um excelente curinga nas dietas alimentares, podendo ser consumida até duas vezes por semana.

O frango e ovo são dois alimentos que sozinhos já contam com uma série de benefícios. Mas combinados eles juntam as suas propriedades e se tornam uma combinação ainda mais potente para o nosso organismo e ajudam a manter o equilíbrio saudável do nosso corpo.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Existem 6 g de proteína em um ovo grande e 3,6 g são encontrados na clara do ovo. Isso é muita proteína!

O frango, o ovo e a batata-doce são alimentos muito saudáveis e contribuem para o aumento dos músculos. No entanto, eles não são os únicos eficazes. É preciso variar o cardápio e manter uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos e gorduras boas.