Qual a carne boa para fritar?

Perguntado por: itrindade3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Para fritar: contrafilé, patinho, coxão mole, alcatra e filé mignon.

Bife: contrafilé, alcatra, coxão mole, picanha e filé mignon são os cortes que mais combinam com essa receita.

Filé-mignon: peça macia para grelha
O corte conhecido como o mais macio e tenro em carnes bovinas é retirado próximo ao contrafilé, e é uma parte mais nobre dessa área.

“O corte de alcatra tende a ser mais magro que o contrafilé, mas ambos são muito bons para churrasco”, diz. Por ter fibras mais curtas, ela pode ficar muito macia, mesmo sem ter tanta gordura. A alcatra pode ser dividida em outros cortes como o baby beef, bombom do alcatra e steak do açougueiro.

acém

Uma das carnes de segunda mais conhecidas, o acém costuma ser muito vendido nos açougues moído, mas ele também faz bonito na grelha da churrasqueira.

O Acém é uma carne relativamente mais em conta e precisa ser cozida corretamente. Músculo: esse corte é conhecido também como braço, lembra um pouco o acém, porém é mais macio e deve ser cozidos com bastante caldo. É um corte magro e rico em colágeno, bastante apreciado por quem faz musculação.

Patinho, coxão duro e coxão mole
Considerado como um corte magro e de pouca gordura, ele é muito utilizado para carne moída, picadinhos e em escalopes, sendo também uma ótima carne para bife acebolado e bife à milanesa, devido a sua espessura mais fina.

Coxão duro ou Chã de dentro ou, ainda, Ponta de Alcatra: é um pedaço com fibras grossas, mas menos macia que as do coxão mole. Mas de “primeira” , como esse. Coxão mole: constituído por fibras macias e curtas, com gordura e nervos.

A principal diferença entre o coxão mole e coxão duro é a quantidade de colágeno. O coxão mole possui menos e por ser um corte com fibras curtas, a textura é mais macia.

Uma das carnes mais populares no Brasil, o coxão mole é perfeito para receitas assadas, ensopadas, picadinhos e bifes. Além de versátil, é também muito macio, por causa de suas fibras curtas.

Para deixar a carne macia, você precisa apenas despejar um pouco de bicarbonato de sódio na peça e deixá-la descansando por aproximadamente 2 horas. Depois desse processo, lave a carne em água corrente e tempera-a como quiser.

Wagyu

O Wagyu é uma das carnes mais valorizadas no mercado da gastronomia. Com uma textura única, considerada a carne mais saborosa do mundo, é também uma das mais caras, variando de acordo com o grau de marmoreio e do corte.

Acém, músculo, frango e suíno são alternativas mais em conta para comprar enquanto o preço da proteína continua alto. Veja dicas.

Filé mignon

Filé mignon
É conhecida como a parte mais suculenta e saborosa do boi e está localizada na parte traseira do animal, uma região sem rigidez muscular. O filé mignon é um corte de carne magro, que costuma custar mais caro em relação a outros cortes do boi.

Patinho. Menos macio que a alcatra, é usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua – como o quibe e o steak tartar, ou então moída e cozida em refogados, molhos, bifes e assados. A parte inferior do patinho é um dos melhores cortes para escalope.

Patinho. Embora menos macio que a alcatra, por isso mais indicado para assados ou para moer, o patinho também fica saboroso em bifes.

- Patinho: Esse corte é uma carne de primeira, é macia e muito suculenta. Possui menos gordura do que o filé mignon e também é encontrada na parte de trás do boi. - Alcatra: Quando o assunto é churrasco, o corte de alcatra está no topo da lista!

Filé Mignon: outro corte popular, o filé mignon é conhecido por sua maciez e textura delicada. Ele é retirado da parte central do lombo e é um dos cortes mais caros disponíveis. O filé mignon pode ser grelhado, assado ou cozido na frigideira, e é ideal para quem gosta de bifes mais macios e suaves.

Acém

As CARNES DE SEGUNDA estão localizadas em partes mais aparentes do boi e de maior uso, por isso são mais duras e precisam de maior tempo de cozimento. Ficam macias cozidas na pressão ou assadas. As principais são: Acém.

Mais musculoso que o Acém, a paleta é uma ótima opção para preparar carnes de panela, pois possui uma quantidade moderada de gordura em seu interior, que faz com que os cozidos, ensopados e molhos preparados com ela fiquem extremamente saborosos.