Qual a característica do tronco?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

O tronco é um tipo de caule aéreo ereto, um dos mais comuns que existem. Ele apresenta estrutura cilíndrica que pode ter ramificações. É mais comum de ser encontrado em plantas de médio a grande porte. É o tipo de caule característico das grandes árvores.

Em uma ponta do tronco temos as raízes, responsáveis por absorver nutrientes e fixar a planta no solo, do outro temos as gemas apicais responsáveis pela formação dos galhos e folhas que transformam estes nutrientes em substâncias necessárias para sua sobrevivência.

Caule: O caule é o tronco das árvores. Ele varia de tamanho, forma, textura e cor, dependendo da espécie. É do tronco de algumas árvores que é extraída a madeira que usamos em nossas casas, nos móveis, nas ferramentas, nos pisos e até mesmo nos lápis que usamos.

Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga. Membros: Possuímos quatro membros, os dois braços ( membros superiores ) e as duas pernas ( membros inferiores ).

O tronco cerebral é formado por três estruturas: o mesencéfalo, a ponte e o bulbo.

Tipo de caule ramificado, resistente, cilíndrico ou cônico e lenhoso, típico das plantas arbóreas.

O tronco é um tipo de caule aéreo ereto, um dos mais comuns que existem. Ele apresenta estrutura cilíndrica que pode ter ramificações. É mais comum de ser encontrado em plantas de médio a grande porte. É o tipo de caule característico das grandes árvores.

Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano. Em resumo, as folhas fazem a respiração e a fotossíntese; as raízes absorvem substâncias do solo; o caule sustenta o vegetal; e as flores e frutos estão relacionados com a reprodução.

As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, e aí fica bem mais gostoso andar pelas ruas. Você pode caminhar pelas calçadas, praças e parques, divertir-se e ser mais saudável.

Tipos de caule

  • Tronco: caule robusto, rígido e lenhoso que apresenta ramificações concentradas, geralmente no ápice. ...
  • Haste: caule flexível, verde e fotossintetizante. ...
  • Colmo: caule que apresenta como característica marcante a presença de gomos. ...
  • Estipe: caule geralmente não ramificado, com folhas concentradas no ápice.

A raiz é um órgão vegetal que apresenta como função principal a sustentação da planta e a absorção de água e sais minerais, os quais são levados, via xilema, para as partes aéreas da planta.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

Caule é um órgão vegetal que garante o suporte de folhas e estruturas reprodutivas e conecta as folhas às raízes. O caule se destaca pela presença de nós e entrenós. Observe o esquema do vegetal acima. No caule é possível perceber a presença de nós e entrenós.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE. AS PLANTAS SÃO SERES VIVOS E, ASSIM COMO AS PESSOAS, ELAS TAMBÉM NASCEM, CRESCEM, SE REPRODUZEM E MORREM.

Continuar lendo O que o tronco faz?