Qual a característica do ala?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Tecnicamente o Ala deve saber conduzir a bola com perfeição, ter agilidade, coordenação, controle de bola, saber driblar, ter um ótimo passe e principalmente um chute com precisão.

Um bom Ala de Futsal possui as seguintes características:

  1. Agilidade;
  2. Velocidade;
  3. Participação intensa na criação de jogadas com passes, assistências, tabelas e finalizações;
  4. Criatividade para criar jogadas de ataque;
  5. Participação intensa da marcação e recomposição do sistema defensivo;
  6. Disciplina tática.

Ala. O Ala (Espanhol: ala; italiano: esterno; inglês: Winger) é um jogador em constante movimento para frente e para trás utilizando as laterais da quadra (ala esquerda e ala direita), entre a defesa e o ataque. Esta posição não é tão ofensiva como o pivô, mas não tão defensiva como o fixo.

Ala é a Unidade Aérea Isolada, integrada, que reúne, sob um mesmo Comando, meios aéreos de idêntica missão, de valor mínimo de um Esquadrão Aéreo e máximo de um Grupo Aéreo, meios de apoio de suprimento e de manutenção e meios de apoio auxiliar e administrativo, de mesmos valores, para fins de adestramento, de ...

Na aviação da Marinha dos EUA, a ala é uma unidade administrativa encarregada do comando de dois ou mais esquadrões do mesmo tipo baseados em terra. Várias alas podem ser combinadas para formar um grupo.

O ala/pivô tem como principal característica sua finalização, forte e precisa, além de possuir qualidade com os dois pés.

3= Lateral/ Ala (Small Forward/SF)
Ele tem que ter a “leitura do jogo” semelhante a um armador. Sendo capaz de infiltrar no garrafão. Além de ter a responsabilidade de fechar o contra-ataque juntamente com o escolta. O ala também participa da disputa pelos rebotes, assim como o líbero e pivô.

Os alas fazem parte da linha de meio-campo, ao lado de um ou dois volantes. Para chegar ao ataque, o lateral percorre uma distância muito maior do que a do ala. O lateral tem de receber a bola na frente e decidir o lance. Ele não pode avançar antes da bola e ficar à espera do passe, como se fosse um ponta ou um ala.

Enquanto defende, o ala-pivô usa seu porte físico pra bloquear os adversários e pegar os rebotes. Já na hora do ataque, ele normalmente fica dentro do garrafão, mas também faz arremessos de média distância e, de vez em quando, até sai da posição pra arriscar uma cesta de três.

Movimente-se pela lateral do campo. Se a bola estiver no campo de ataque, aproxime-se do meio-campo e fique atento a um contra-ataque do time adversário. Se a bola estiver no lado esquerdo da defesa, cubra o meio campo e a lateral direita, marcando os meio-campistas, laterais ou atacantes do outro time.

Sim, o ala também tem funções defensivas! O São Paulo campeão da Libertadores e do Mundial em 2005 é outro exemplo de um time que usava alas.

De acordo com o Flight International e do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB tem uma força ativa de 77 454 militares e opera em torno de 627 aeronaves, sendo a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, após a Força Aérea dos Estados Unidos.

Entre as pouco mais de 20 bases aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) uma é atualmente a mais afortunada, Anápolis, em Goiás.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comprou 36 aeronaves Gripen para fazer a defesa do espaço aéreo. A tecnologia de produção é compartilhada entre engenheiros da FAB e da Saab.

No AR em 19/09/2022 - 21:30
Com números de dimensões continentais, o Exército Brasileiro tem, atualmente, o maior efetivo entre os exércitos da América Latina, com aproximadamente 360 mil soldados e uma reserva mobilizável que conta com cerca de 1,34 milhão.

Encontra-se presente em todo o território nacional, tanto no litoral, quanto nas regiões ribeirinhas da Amazônia, no Pantanal, Caatinga, entre outras regiões.

1. Esp. Jogador que atua pela ala (11) esquerda, faixa lateral junto à lateral esquerda (no sentido do avanço para o ataque do time a que pertence) do campo ou da quadra. [Pl.: alas-esquerdas.]

O futebol de salão, assim como o de campo, é um esporte coletivo e jogado com os pés. Os principais fundamentos são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.

O ala não é tão ofensivo quanto o extremo. Ele entra inicialmente na linha à frente dos zagueiros, ou seja, funciona mais na transição entre defesa e ataque. Assim, não cumpre a mesma função do ponta no campo de jogo. Dessa forma, os dois podem funcionar muito bem juntos em um esquema de jogo.