Qual a capital do Estado de Mato Grosso do Sul?

Perguntado por: mprates . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A capital do Mato Grosso do Sul é a cidade de Campo Grande, situada no sul do estado, próxima da fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. Dona de uma área de 8.082 km², abriga uma população de 916 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2021).

A capital é Campo Grande e a sigla MS.

Em Mato Grosso do Sul, 13 municípios mantiveram-se na mesma posição no ranking - Campo Grande segue liderando, com 897.938 pessoas, à frente de Dourados, que possui 243.368 habitantes. Além de Corumbá e Três Lagoas, que trocaram de posição, Ponta Porã segue como quinta e depois Naviraí.

Mato Grosso do Sul é um estado da região Centro-Oeste do Brasil. Foi desmembrado do Mato Grosso em 1979. A sua história está intimamente ligada ao processo de ocupação da fronteira oeste do Brasil. Na atualidade, é o estado menos populoso da região, com uma economia baseada no setor primário.

Faz divisa com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná e também com o Paraguai e Bolívia.

Cuiabá é a capital do estado e o município mais populoso. Em conurbação com a capital, Várzea Grande é a segunda mais populosa do estado. Rondonópolis é a terceira maior cidade do estado.

de Cuiabá

O Mato Grosso é um estado brasileiro que integra a região Centro-Oeste, tendo como capital o município de Cuiabá.

Sua divisão política-administrativa é constituída por 141 municípios, sendo a cidade de Cuiabá a capital do Estado.

A divisão territorial do estado do Mato Grosso do Sul é feita por meio de regiões geográficas intermediárias e imediatas, conforme a classificação do IBGE em vigor desde 2017. Assim, os 79 municípios sul-mato-grossenses estão agrupados em 12 regiões imediatas.

O termo "Mato Grosso do Sul" deriva do nome do vizinho "Mato Grosso", estado do qual aquele foi desmembrado quando de sua criação.

Após nossa pesquisa e análise de dados, selecionamos as cinco melhores cidades do estado para morar: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Bonito e Corumbá. Cada uma dessas cidades do Mato Grosso do Sul tem características únicas e oferece opções para diferentes perfis de moradores.

Chapadão do Sul ocupa a primeira colocação tanto na renda média da população quanto no patrimônio líquido médio. A cidade construiu suas riquezas com base na produção agrícola, tendo como principais commodities o algodão, a soja e o milho.

Dos 57 municípios com crescimento populacional, o mais expressivo ocorreu em Chapadão do Sul nos últimos 12 anos, de 61,98%. Em média anual, o aumento foi de 4,25%.

Serra da Saudade

Serra da Saudade é a menor cidade do Brasil.

Figueirão

Figueirão é a cidade menos populosa de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Censo 2022 divulgado nesta quarta-feira (28).