Qual a capital do chocolate no Brasil?

Perguntado por: rantunes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Gramado

Gramado foi eleita a capital nacional do chocolate artesanal, e o título faz jus a nossa ligação especial com essa iguaria, pois contamos com uma das pioneiras fábricas do Brasil, a Prawer Chocolates.

O reconhecimento surge como resultado do crescente destaque dos produtos fabricados na Região das Hortênsias. Essa história começou em 1975, com Jaime Prawer. Ele acreditava que o clima da Serra Gaúcha seria uma excelente combinação para o sabor da iguaria, e acertou.

Se você ainda não se convenceu a conhecer Perugia, temos o motivo mais delicioso de todos: ela também é conhecida como a “Cidade do Chocolate”. Foi lá que, em 1922, nasceu o icônico chocolate italiano Baci, e onde até hoje fica a fábrica da Perugina de onde saem todos os Baci consumidos no mundo.

O primeiro país foi a Espanha, depois chegou a Inglaterra. Qual a capital do chocolate? Bruxelas, capital da Bélgica, é a capital do chocolate.

Borrazópolis

Borrazópolis, no interior do Paraná, é a capital nacional de chocolate, segundo levantamento realizado pela Geofusion, plataforma especializada em inteligência geográfica.

Dragée de Café - Bronze na Final Mundial
O Dragée de Café Nugali foi um dos vencedores da Final Mundial do International Chocolate Awards 2022 e levou mais uma Medalha de Bronze.

Suíça

É impossível falar da Suíça e não citar os chocolates. Consagrada pela produção de um dos melhores chocolates do mundo,o país lidera o ranking mundial de consumo do doce, mas aparece em décimo lugar quando se trata de exportação.

Itapevi (SP)
Muita gente nem sabe que o Brasil tem uma fábrica de chocolates de proporções dignas de fantasia hollywoodiana. Ela fica na cidade de Itapevi, no interior de São Paulo.

Hoje Gramado vive do turismo organizado, de seus eventos e de seus atrativos naturais. O movimento cultural da cidade é bastante significativo, onde se destacam eventos anuais como o Festival do Cinema, Festival de Turismo, Natal Luz, e Festa da Colônia.

Confira aqui!

  • Campos do Jordão, São Paulo (Brasil) Outro destino brasileiro quando se fala de turismo e chocolate é Campos do Jordão. ...
  • São Paulo, São Paulo. ...
  • Pomerode, Santa Catarina. ...
  • Vila Velha, Espírito Santo. ...
  • Petrópolis, Rio de Janeiro. ...
  • Monte Verde, Minas Gerais. ...
  • Combu, Pará ...
  • Curitiba, Paraná

No entanto, existem países nos quais o doce é parte intrínseca de suas culturas e são, inclusive, famosos por suas fábricas e longa relação com o chocolate. A saber, o país com o maior número de chocólatras, amantes de chocolate, é obviamente a Suíça, cujo consumo por habitante é de 10.06 kg por ano.

cidade de Gramado

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, vai ganhar o título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal. O Senado aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei (PL) 4.675/2019, que concede o título ao município gaúcho.

Ilhéus

Além de possuir paisagens naturais belíssimas, Ilhéus é mais conhecido como a capital do cacau. Veja todo o processo de preparação do delicioso chocolate, desde a retirada do fruto da árvore.

Ilhéus é considerada capital do cacau e destino para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o produto pronto para consumo. Por lá, viajantes podem visitar fazendas da fruta e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste.

O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. A previsão da Ceplac para 2020 é de área cultivada de 149.918 hectares e produção de 145 mil toneladas de amêndoas. Em 2019, a área cultivada foi de 146.918 hectares e a produção de 133.489 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional.

Hoje, os maiores produtores mundiais do mundo em termos de produção anual estimada são Costa do Marfim (2,2 mil toneladas); Gana (811,7 mil toneladas); Indonésia (784 mil toneladas); Nigéria (350,1 mil toneladas); Equador (283,7 mil toneladas); Camarões (280 mil toneladas) e Brasil (250 mil toneladas).

Os países que mais produzem chocolate em todo o mundo são a Alemanha, Bélgica, Itália e Polônia. Estes países, juntos, contam com mais de 40% da exportação mundial de chocolate.

Nestlé

De acordo com dados da consultoria Euromonitor, o consumo de chocolates no Brasil atingiu R$ 22 bilhões em 2022, alta de 18% sobre o ano anterior (valores nominais), com a venda de 336 mil toneladas (crescimento de 7%). A marca Garoto é a principal da Nestlé no Nordeste e também no Sul do país.

Le Chocolate Box

O chocolate mais caro do mundo é o Le Chocolate Box, de Simon Jewelers. Custando US$ 1,5 milhões, o doce é uma mistura de sobremesa e jóias.

Equador

Equador. Embora a Bélgica possa reivindicar o posto de melhor chocolate do mundo, é o Equador quem reivindica os melhores grãos de cacau do mundo. Isso se baseia no que chamamos de rótulo 'Fine Aroma', que apenas 5% do cacau do mundo pode ser certificado.

Neugebauer Irmãos & Gerhardt

Em 17 de setembro de 1891, os irmãos Franz e Max Neugebauer, junto com Fritz Gerhardt, fundaram, em Porto Alegre, a primeira fábrica de chocolates do Brasil: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt.