Qual a capacidade de um SSD?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os SSDs costumam variar, em capacidade, de 120 GB até 1 TB. Se você tiver um HD de 1 TB, poderá até ficar tentado a gastar uma fortuna num SSD do mesmo tamanho.

Um Ssd com 256 Gb é uma unidade de estado sólido com capacidade de 256 GB.

PRINCIPAIS CAPACIDADES DO SSD E QUAL ESCOLHER
Os SSDs costumam ter uma variedade em capacidade de armazenamento entre 120 GB, podendo chegar até 8 TB.

Quantos Gigabytes (GB) em um Terabyte (TB)?
Existem 1.024 GB em 1 TB. Um TB é 1.024 vezes maior que um GB. Para converter TB para GB, basta pegar o número TB e multiplicar por 1.024 para obter o número de GBs.

Nada fora do comum a capacidade de armazenamento é alta, exemplares com até 10TB são comercializados com preços mais acessíveis que se comparados aos SSDs; Possui um desgaste menor em relação aos SSDs, que apesar de mais resistentes, têm vida útil medida em volume total de dados salvos ao longo do tempo.

Pois é essa a capacidade do maior SSD do mundo, anunciado recentemente pela companhia norte-americana Nimbus Data. O novo SSD é o ExaDrive DC100, dispositivo com capacidade de armazenar nada menos do que 100 TeraBytes de informações. Você não leu errado, 100 TB!

Não existe melhor ou pior nessa disputa. O HDD ainda é a opção mais acessível para guardar arquivos pesados, já que é mais barato e oferece espaços maiores de armazenamento. Já o SSD é mais rápido, mas o custo por gigabyte é maior tem vida útil limitada. O ideal é usar sempre o armazenamento híbrido.

A dica é muito simples. Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou na Barra de Tarefas e, na coluna da esquerda, vá em Este Computador e procure por Disco Local (C:). A não ser que você tenha mais de um dispositivo de armazenamento instalado em seu computador, essa unidade corresponde ao seu SSD.

Esse é um dos principais atrativos de um SSD 512GB. SSD é sigla para Solid State Drive (“Unidade de Estado Sólido”), um tipo de armazenamento que se diferencia do tradicional HD por causa da sua velocidade. Ele é capaz de abrir arquivos e programas com a agilidade, um atributo muito valorizado nos computadores atuais.

O primeiro SSD 1TB que integra nossa lista é o Samsung 870 QVO, que entrega uma otimização de performance com sua conexão SATA III. Com ele, o usuário pode obter 560MB/s de velocidade de leitura e 530MB/s para escrita.

Enquanto os discos rígidos (Hard Disk Drive, ou HDD) são formados por partes móveis e mecânicas, os SSDs (Solid State Drives) funcionam com componentes eletrônicos, o que os deixa menores e menos exigentes de energia.

A vida útil de um SSD é significativamente maior do que a de um HDD. Enquanto os HDDs tendem a durar cerca de 3-5 anos, os SSDs podem durar até 10 anos ou mais. Isso ocorre porque os SSDs não têm partes móveis, enquanto os HDDs têm discos giratórios que podem se desgastar com o tempo.

Conforme a pesquisa, se você fizer um uso extremamente intenso de um SSD, escrevendo e apagando 256 GB de dados diariamente, o drive ainda será capaz de continuar funcionando por mais 22 anos. Ou seja, até lá, o mercado já lançou novas tecnologias e você já fez um upgrade no seu SSD.

SANDISK | SSD 240GB Sandisk PLUS
Quanto a velocidade, o SSD Sandisk Plus oferece até 530 MB/s para leitura e 440 MB/s para gravação, o que chega a ser até 23 vezes maior que a de um HD convencional.

Por isso, é comum encontrar máquinas com configuração parecida, mas com SSD de 256 GB com preço até mais alto do que um computador com HD de 1 TB. Se você precisa de melhor desempenho e velocidade, a indicação é um notebook ou desktop equipado com SSD.