Qual a capacidade da memória humana?

Perguntado por: zilha . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Já nosso cérebro, segundo estimativa do Instituto Salk para Estudos Biológicos, nos EUA, teria capacidade para armazenar até 1 petabyte de dados (1.024 TB). Com essa capacidade, toda a informação presente hoje na internet caberia na cabeça de qualquer adulto. Mas é claro que não usamos toda essa capacidade.

A ideia de que usarmos 100% do cérebro nos tornaria pessoas mais inteligentes, bem-sucedidas e criativas é sedutora. Mas a verdade é que utilizamos os 100% da capacidade cerebral e a informação de que utilizamos apenas 10% é errada. Todas as funções do nosso organismo obedecem aos comandos cerebrais.

Andrei Mayer - Esse é um dos maiores mitos da neurociência. Todos nós usamos 100% do cérebro. O sistema nervoso é muito custoso para o corpo do ponto de vista de gasto energético. Então não faria sentido usar somente 10% dele.

Estudos com pessoas de todas as idades mostram que o QI - a principal medida da inteligência - pode aumentar ou diminuir ao longo dos anos em função do estilo de vida. Imagens obtidas por ressonância magnética comprovam que atividades que estimulam o cérebro provocam modificações anatômicas nele, elevando o QI.

Resolver quebra-cabeças, jogar jogos de estratégia, aprender um novo idioma ou tocar um instrumento musical são formas eficazes de estimular o cérebro. Além disso, a leitura frequente aumenta o vocabulário e melhora a compreensão, o que pode resultar em um aumento do QI.

Causas do raciocínio lento
Entre elas se destacam aspectos emocionais e psicológicos, alimentação e até o excesso de tarefas.

elefantes

Elefante - Os elefantes têm os maiores cérebros de qualquer animal terrestre . O córtex do cérebro de um elefante tem tantos neurônios quanto um cérebro humano. Eles têm memórias excepcionais, cooperam uns com os outros e demonstram autoconsciência. Assim como primatas e pássaros, eles possuem a capacidade de brincar.

Todos os processos fisiológicos precisam de energia, mas “o cérebro é o órgão que mais consome energia”, diz DeFelipe, e além disso está continuamente funcionando, mesmo durante a noite, o que justifica seu grande gasto energético.

O lobo frontal do cérebro é o principal responsável pela inteligência. Um estudo realizado pelo neurocientista, PhD e biólogo Dr. Fabiano de Abreu Agrela, revelou que é necessário desenvolver essa região e colocar a inteligência como determinante para melhorar a saúde mental.

Existe um mito bem famoso, que diz que o ser humano utiliza apenas 10% da capacidade de seu cérebro. Enquanto isso, os outros 90% de nossa “inteligência” permaneceriam inexplorados e adormecidos. apenas 10% de nossa capacidade cerebral!

Talvez vocês tenham ouvido falar que temos 100 bilhões de neurônios, mas nós possuímos em média, 86 bilhões de neurônios e 16 bilhões se encontram no córtex cerebral que é a sede de funções como consciência, raciocínio lógico e abstrato.

De fato, seu cérebro é de deixar qualquer um com inveja. Quando se compara o tamanho do corpo desses bichos com o tamanho de seu cérebro, eles têm um índice parecido com o dos humanos (6,5 para nós; 5,5 para eles). E ganham de lavada dos chimpanzés (apenas 2,6), outros gênios do reino animal.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160. A Mensa, uma sociedade internacional aberta para pessoas de alto QI, confirmou a pontuação de Shah à NBC News e disse que ele está entre os 2% mais inteligentes da população e “tem grande potencial”.

No Brasil, por exemplo, o QI médio é de 87, em Portugal 95, Argentina 96, Itália 102, Alemanha 102, Espanha 99, França 98, Estados Unidos 98, China 100, Reino Unido 100, Angola 68, Moçambique 64, Japão 105 e os campeões são Hong Kong e Coréia do Sul 106.

O QI mais alto de que se tem notícia é do americano William Sidis, que viveu entre 1898 e 1944, com 300 pontos.

Os jovens de 20 a 24 anos de idade têm, em média, 98 pontos, mas essa pontuação sobre para 101 entre os 35 e 44 anos, antes de diminuir novamente para 100 até os 54 anos de idade. Pessoas com mais de 75 anos possuem cerca de 88 pontos.

Se você quer descobrir como saber o QI, a opção mais confiável é procurar um profissional especializado na área. Outras alternativas estão disponíveis na internet, mesmo não sendo consideradas as mais fundamentadas.