Qual a caminhada é aconselhada?

Perguntado por: earaujo6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 13 votos

O ideal é caminhar pelo menos 50 minutos quatro vezes por semana. E não esqueça antes de fazer alongamento e aquecer os músculos, pois muitas pessoas acreditam que o exercício não precisa desses cuidados prévios, mas isso não corresponde à realidade.

Uma meta razoável é caminhar por 30 minutos, pelo menos quatro ou cinco vezes por semana, para se obter o máximo de benefícios de um programa de caminhada. Uma pessoa de 68 kg, andando entre 5,6 a 6,4 quilômetros por hora pode esperar para queimar cerca de 300 calorias.

Um treino acelerado de 30 minutos por dia já poderá produzir bons resultados na balança. Emagrecer caminhando também pode ser uma boa medida para quem não faz nenhum treino porque é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

E não se preocupe se não conseguir acordar cedo: a ideia é dar uma caminhada até duas horas depois de se levantar da cama. Isso também pode ajudar se você trabalha em turnos ou se seu horário de trabalho não é convencional. No entanto, se você está acordado quando o Sol está nascendo, ainda melhor.

Locais planos e próximos à sua casa ou trabalho são ideais para tornar a atividade agradável e ajudar a criar uma rotina.

  1. Escolha o melhor trajeto para você ...
  2. Vá acompanhado. ...
  3. Respeite o seu corpo. ...
  4. Estabeleça metas.
  5. Vá com roupas e calçados confortáveis. ...
  6. Busque motivação. ...
  7. Acompanhe seu progresso. ...
  8. Não esqueça de alongar.

Algumas situações em que a prática da atividade física não é recomendada ou deve ser realizada com cuidado são:

  1. Cardiopatias. ...
  2. Crianças e idosos. ...
  3. Pré-eclâmpsia. ...
  4. Após maratonas. ...
  5. Gripe e resfriado. ...
  6. Após cirurgias.

Os músculos das pernas e abdominais são treinados quando você caminha, assim como seus braços se você os estiver bombeando ou usando bastões de trilha. Seus ossos também se beneficiam, pois caminhar é um exercício de levantamento de peso, ótimo para fortalecer os ossos.

Por ser uma atividade mais intensa, correr promove um gasto calórico maior. A corrida, ao contrário da caminhada, é uma atividade que exige mais planejamento de treino, pois precisa de um condicionamento físico maior.

Caminhar 30 minutos aumenta o fluxo sanguíneo para áreas tensas e ajuda a fortalecer os músculos ao redor das articulações. De fato, pesquisas mostram que caminhar por pelo menos 10 minutos por dia – ou cerca de uma hora por semana – pode evitar a incapacidade e a dor da artrite em adultos mais velhos.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

A caminhada também é um exercício aeróbico que, aliado a uma alimentação adequada, ajuda a emagrecer. Em 1 hora é possível queimar de 300 a 400 calorias. Portanto, a verdade é que não existe uma opção melhor, pois ambas possuem os seus benefícios específicos e podem ser complementares.

Segundo o médico, iniciantes devem andar de 30 minutos a 1 hora em pelo menos três dias da semana. Para quem quer perder peso e gordura corporal, o ideal é se exercitar por no mínimo 1 hora.

Em média, você deve caminhar 140 mil passos para perder 1 quilo. Então, a perda de peso pode ocorrer entre o período de uma a duas semanas. E esse tempo ainda pode depender da sua dieta. Para queimar mais calorias e diminuir o tempo do emagrecimento, você deve consumir menos calorias por dia do que seu corpo precisa.

Quem está começando a fazer caminhadas leves deve praticar durante 30 a 60 minutos pelo menos três vezes por semana. Para emagrecer, o ideal é fazer caminhadas de 1 hora no mínimo, de acordo com os especialistas no assunto.

Caminhar tem efeito calmante e isso vale tanto para quem gosta de andar no parque quanto pela cidade. Depois de algumas semanas caminhando todos os dias por 30 minutos, já dá para notar uma diferença nos músculos dos membros inferiores. Andar ajuda a colocar as ideias no lugar.

Caminhada em jejum faz emagrecer mais rápido
Desse modo, é possível queimar gordura e aumentar o gasto calórico. Porém, ela não é indicada para todas as pessoas devido aos riscos à saúde que podem ocasionar, incluindo acidentes durante a atividade por conta das tonturas e do desmaio.

Fazer uma caminhada pela manhã aumentará sua frequência cardíaca e fluxo sanguíneo, além de despertar seu sistema nervoso. É também a oportunidade perfeita para se concentrar na respiração, o que ajuda a melhorar os níveis de oxigenação e energia.

Fazer exercício antes de dormir pode ser benéfico para o sono, mas isso pode depender da antecedência com que esta atividade é realizada. É de conhecimento geral que praticar exercício físico é benéfico para a saúde e pode ajudar a ter uma noite de sono mais tranquila, destaca o New Atlas.

Para que a caminhada tenha um bom efeito sem prejudicar a sua saúde, ela deve ser feita de duas a três vezes por semana, por meia hora em cada vez. De maneira suave, sem forçar o passo e o seu organismo, os resultados virão.