Qual a camada mais forte?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

A camada de valência é a camada mais externa do átomo e é o nível de maior energia. É o último nível eletrônico preenchido por elétrons.

Linus Pauling descobriu que a energia dos subníveis cresce na ordem: 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d 4p 5s 4d 5p 6s 4f 5d 6p 7s 5f 6d… Ordem geométrica é a ordenação crescente de níveis energéticos, ou seja, pelas camadas.

Portanto, o subnível 4s é o mais externo do átomo e continua sendo a camada de valência desse elemento, mesmo possuindo menor energia do que o subnível 3d. Lembre-se que os subníveis estão associados à órbita que o elétron realiza. Por isso, no ordenamento energético, o subnível 4s é preenchido antes do 3d.

Essas sete camadas também podem ser designadas pelas respectivas letras K – L – M – N – O – P – Q, sendo que a K é a primeira, ficando mais perto do núcleo e sendo a de menor energia. Por outro lado, a camada Q é a sétima, sendo a mais afastada do núcleo e a de maior energia.

O nível energético M suporta 18 elétrons; As camadas N e O aceitam o máximo de 32 elétrons cada uma; O nível de energia P, por sua vez, é capaz de possuir até 18 elétrons; e. Por fim, a camada eletrônica Q também aceita 8 elétrons em sua órbita.

Veja: Camada K: 2 elétrons. Camada L: 8 elétrons. Camada M: 18 elétrons.

A camada de valência é a camada eletrônica mais externa do átomo. O elétron presente nessa camada é conhecido como elétron de valência. A camada de valência pode ser descoberta pela utilização das técnicas de distribuição eletrônica, utilizando-se o diagrama de Pauling.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.

Camada de valência é a camada (ou nível) mais externa (mais distante do núcleo) de um átomo, ou seja, aquela que está mais distante do núcleo.

Os cátions são íons positivos derivados da perda de elétrons por átomos neutros. Já os ânions são íons negativos formados pelo recebimento de elétrons por átomos neutros.

Para os átomos conhecidos atualmente, os elétrons ocupam 7 níveis de energia (camadas de elétrons), representados por letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q, e identificados através de "números quânticos", denominados "principais" ou "primários", que são, respectivamente: 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.

Quando mais longe do núcleo, maior é a energia dos elétrons localizados.

Para saber de qual família (coluna) o átomo é, podemos contar quantos elétrons existem na camada de valência ou no subnível mais energético.

Resposta verificada por especialistas. Observando essa distribuição eletrônica, temos que o subnível mais energético é ''3d2'', e o número de elétrons que existe nesse subnível é "2".

Cada órbita recebeu o nome de subnível e, cada qual, foi identificado com uma letra: s, p, d ou f (letras relacionadas as palavras do inglês: sharp, principal, diffuse e fundamental; visto a descriçao do comportamento de cada orbital).