Qual a calibragem do pneu 205?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
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42 psi

A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta.

Na minha opinião, o ideal é manter sempre de 32 a 35 libras.

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Carga normal: 30 bar (dianteira) e 30 bar (traseira); • Carga total: 35 bar (dianteira) e 40 (traseira).

O que significa 205/60r15? 205 representa a largura do pneu em milímetros, 60 é o percentual da altura em relação a largura, ou seja, 60% de 205mm (123mm de altura).

205 representa a largura do pneu em milímetros, 60 é o percentual da altura do pneu com relação a largura, ou seja, 60% de 205mm (123mm de altura).

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

45 libras na opinião de vocês aí ó seu. correto é o correto é 45 libras o que vocês acham que é beleza.

2.1/30

Esses números e letras indicam qual é o tamanho do pneu (255 é a largura em milímetros, 55 é a porcentagem da largura que a altura tem e 18 é o tamanho do aro), o tipo (o R é de radial) e a calibragem (2.1/30).

Essa diferença é de 5.5mm na altura o que dá no diametro externo 1.1cm... como o velocimetro se baseia na distancia percorrida por um ponto fixo do conjunto eixo-roda-pneu e o perimetro (2*pi*r) aumentou, a velocidade medida será, sim alterada.

A diferença de altura total entre esses dois pneus é de apróx. 2,6% ,mais ou menos 18 mm ,altura total.

Importante ressaltar que esse tipo de pneu exige uma pressão alta na calibragem, aproximadamente de 45lbs.

Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Suspensão e freios fora de alinhamento
Ao calibrar os pneus incorretamente toda mecânica do carro sofre as consequências. Com pneus murchos, por exemplo, exige-se muito mais da suspensão e dos freios, que passam a trabalhar fora de alinhamento.

O calor afeta as propriedades da borracha, dando a impressão de que o pneu está mais cheio. Por isso, o pneu deve rodar, no máximo, 3 km antes de ser calibrado. Caso já tenha rodado mais do que isso, espere alguns minutos com o veículo parado para os pneus esfriarem ou calibre com 2 a 3 libras acima do recomendado.

1- Em termos gerais, para veículos de passeio, SUVs e picapes, a pressão recomendada costuma ser de 34 psi.

Ford EcoSport: 30 psi nos quatro pneus com o carro leve (até duas pessoas) e 35 psi na dianteira e 40 psi na traseira com o carro pesado (mais de 2 pessoas).

O manual recomenda que os pneus sejam calibrados com 30 libras para rodar com até duas pessoas. Em viagens com quatro pessoas a bordo e porta-malas cheio, o manual recomenda 35 libras nos pneus dianteiros e 40 libras nos pneus traseiros.

Indice de carga e velocidade
O pneu 205/65R15 94T tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 205 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

PNEUS PNEUS ARO 15
Esses produtos, também conhecidos como pneus r 15, são adequados para carros com aros de 15 polegadas de diâmetro. Nossos pneus r 15 têm várias medidas de largura e altura, para que você possa escolher as dimensões que melhor se adaptam ao seu carro.