Qual a calibragem correta dos pneus?

Perguntado por: ovarela7 . Última atualização: 4 de abril de 2023
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O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

2.1/30

Esses números e letras indicam qual é o tamanho do pneu (255 é a largura em milímetros, 55 é a porcentagem da largura que a altura tem e 18 é o tamanho do aro), o tipo (o R é de radial) e a calibragem (2.1/30).

Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Suspensão e freios fora de alinhamento
Ao calibrar os pneus incorretamente toda mecânica do carro sofre as consequências. Com pneus murchos, por exemplo, exige-se muito mais da suspensão e dos freios, que passam a trabalhar fora de alinhamento.

A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm. Como A medida que mais influencia no desempenho do veículo é o diâmetro externo do pneu, que é o mesmo no seu caso.

Como referência, 70% de 165 mm dá uma altura de 115,5 mm. Já na medida 175 serão 122,5 mm. Em resumo, nessa troca você terá um ganho de 7 mm apenas. É importante ressaltar que o pneu maior também é mais pesado e assim exigirá maior esforço do motor, o que pode interferir no consumo de combustível.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

42 psi

A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta.

Informações do Produto
Pneu para caminhões médios. Recomenda-se aumentar a calibragem de 10 a 15 PSI (Libras) em relação ao pneu 12 Lonas.

Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e aumenta em 2% o consumo de combustível.

A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.

Em circunstâncias de uso comum o indicado é calibrar os pneus a cada 15 dias. Caso seu veículo trafegue por longos percursos durante o mês ultrapassando 500km, calibre os pneus a cada semana. Caso seu uso for bem menor, calibre a cada 30 dias.

Vanni explica que a calibragem dos pneus deve acontecer quinzenalmente e sempre com os pneus frios, ou seja, de manhã.

Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.

Tente calibrar os pneus quando ainda estiverem frios
Pneus quentes podem aumentar a calibragem em torno de 10 libras. Isso significa que encher os pneus logo após rodar diversos quilômetros com o carro pode estourar a borracha. O ideal é esperar que os pneus esfriem e não rodar mais do que 3 km antes de calibrar.

165 - Largura do pneu em milímetros. Neste caso, este pneu tem a largura de 165 mm, ou 16 centímetros e meio. 70 - Perfil. Ele é o percentual da largura do pneu.