Qual a calibragem correta do pneu 195 65 15?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Modelos de automóveis e calibragens originais

MarcaModelo(T) com peso
AudiA4 Com 195/65R1538 psi
AudiA4 1.8 205/60R1542 psi
AudiA4 2 .0 Com 205/60R1542 psi
AudiA4 2.4 Com 205/60R1542 psi

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Suspensão e freios fora de alinhamento
Ao calibrar os pneus incorretamente toda mecânica do carro sofre as consequências. Com pneus murchos, por exemplo, exige-se muito mais da suspensão e dos freios, que passam a trabalhar fora de alinhamento.

Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo veículo, a não ser em casos nos quais o veículo já vêm de fábrica com medidas diferentes nos dois eixos, como ocorre com alguns modelos esportivos”, diz José Carlos Quadrelli, gerente-geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil.

Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.

cinco anos

Pneu não tem prazo de validade, de acordo com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Mas as empresas costumam dar um prazo de garantia para o produto, que é, em média, de cinco anos após a data de fabricação.

Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars.

Ou seja, quando você for calibrar o pneu, esse é o número que deve constar na máquina. Normalmente, os pneus da dianteira têm uma pressão um pouco menor que os da traseira. Nesse exemplo, devemos calibrar os pneus da frente com 30 PSI e os de trás com 31 PSI.

Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.

Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e aumenta em 2% o consumo de combustível.

A calibragem de pneus deve ser feita semanalmente. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível.

Quando o carro precisa de alinhamento e balanceamento? O recomendado é que o alinhamento e balanceamento no carro sejam checados a cada 10 mil km. Mas, caso o carro apresente dificuldade em se manter em linha reta, ou fazer barulhos fora do comum, é preciso fazer uma revisão preventiva.

Vanni explica que a calibragem dos pneus deve acontecer quinzenalmente e sempre com os pneus frios, ou seja, de manhã.

Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.

Como calibrar os pneus quando eles não estãofrios”?

  1. Li que o recomendável é calibrar os pneus enquanto estão frios. ...
  2. Temperatura padrão: 21°C = (21 + 273,15) = 294,15 K = T1.
  3. Temperatura medida: 35° C = (35 + 273,15) = 308,15 K = T2.
  4. A fórmula é: (P1 x T2) / T1.
  5. Portanto teremos: (25 x 308,15) / 294,15 = 26,2 psi.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Pneus novos devem ser colocados na traseira
Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.