Qual a calibragem correta do pneu 185 60 14?

Perguntado por: harruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Calibragem de pneu

MedidaSem pressãoCom pressão
175/70 R1428/30 libras30/32 libras
185/60 R1428/29 libras30/31 libras
185/65 R1428/29 libras30/31 libras
195/60 R1430/32 libras32/34 libras

O pneu da frente deve ser calibrado com menos libras, normalmente entre 28 e 36. Já no caso do pneu traseiro, a recomendação costuma estar entre 30 a 40 libras. Essa diferença se dá porque o pneu traseiro é maior, porque é ele que aguenta o peso do passageiro e da carga.

Para começar, você sabe o que é PSI? Essa é a unidade de medida mais utilizada no Brasil para a calibragem de pneus. A sigla significa Pound Force per Square Inch, ou Libra Força por Polegada Quadrada, que é a resultante de uma força aplicada a uma área de uma polegada quadrada.

A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm. Como A medida que mais influencia no desempenho do veículo é o diâmetro externo do pneu, que é o mesmo no seu caso.

Qual a diferença dos pneu 185/60R15 para 185/65R15? Os pneus 185/60R15, são 5% mais baixos que o 185/60R15, o que na prática representa um pneu com um perfil um pouco menor. Para manter o máximo desempenho do seu veículo, o ideal é sempre preservar as medidas originais de fábrica.

E a resposta é positiva. Trocar, pode, com uma vantagem: o pneu mais alto deixa o carro mais macio, porque ele absorve menos as irregularidades do piso. Mas com duas inconveniências: Em primeiro lugar: quanto mais alto o carro, menos estabilidade.

colocar 40 libras mano isso aí mesmo.

Traseiro: 33 psi (2,28 bar)

Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.

Suspensão e freios fora de alinhamento
Ao calibrar os pneus incorretamente toda mecânica do carro sofre as consequências. Com pneus murchos, por exemplo, exige-se muito mais da suspensão e dos freios, que passam a trabalhar fora de alinhamento.

O calor afeta as propriedades da borracha, dando a impressão de que o pneu está mais cheio. Por isso, o pneu deve rodar, no máximo, 3 km antes de ser calibrado. Caso já tenha rodado mais do que isso, espere alguns minutos com o veículo parado para os pneus esfriarem ou calibre com 2 a 3 libras acima do recomendado.

Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars.

Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.

A sigla PSI significa “Libras por Polegada Quadrada”.

O pneu 185/60R15 88H tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 185 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 60 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

uma pancada de carro "comum" e 185/60 ou 195/55 é a mesma altura, insignificante diferença, 185/60 significa 60% de 185mm e 195/55 55% de 195mm. Quanto a tala, qualquer um dos pneus estão ok.

Não recomendamos realizar aleatoreamente a troca do pneu de diferente diâmetro externo, pois pode comprometer a segurança e ocasionar divergência entre a velocidade real e a do odômetro, além de comprometer o desempenho do pneu e componentes da suspensão do veículo.

Conforme o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto roda/pneu.

O primeiro número 185, indica a largura da banda de rodagem. O 70 significa a altura da seção do pneu – que nesse caso é 70% da medida da largura nominal do pneu. Em seguida, vem a letra R, que é do tipo de construção, que neste exemplo que demos é a radial.

De acordo com Edson Orikassa, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), colocar um pneu mais largo e com aro maior atrás não é proibido, mas não melhora o desempenho de carros comuns.