Qual a cabocla mais poderosa?

Perguntado por: thipolito2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Para a Umbanda, a Cabocla Jurema sempre será um ser de grande força e ação poderosa.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

"Salve Cabocla Jurema, Rainha das Matas, Filha de Tupinambá. Venho a vós com muita fé e devoção, antes de tudo para lhe agradecer a todas as bênçãos que tenho em minha vida e a sua sempre evidente presença e proteção, mas hoje, minha companheira, preciso de sua força e de sua bravura para algo especial e urgente.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil. Receba o item que você pediu ou receba o seu dinheiro de volta.

A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades, sejam enfermidades físicas ou mentais. Essa linda Cabocla nos ensina a entender as dificuldades e nos dá coragem para suportá-las.

Caboclo é a designação dada no Brasil para o indivíduo que foi gerado a partir da miscigenação de um índio com um branco. Este nome também é usado para adjetivar a figura do homem do sertão brasileiro, que possui modo rústico, desconfiado ou traiçoeiro.

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

Cabocla Jurema do Oriente
Ligação com o Orixá: Ibeji. Caboclo de Irradiação: Caboclo Cobra Coral.

As mulheres sobreviventes da resistência indígena no Nordeste, conhecida como Confederação Cariri ou Guerras dos Bárbaros (1683- 1725), são identificadas no imaginário social como caboclas-brabas, pegas pelo colonizador “a dente de cachorro e casco de cavalo''.

Caboclo é um termo Tupi que designava os filhos de indígenas com os brancos europeus. Os caboclos, aqui tratados, são os descendentes da miscigenação entre brancos europeus (portugueses e espanhóis), negros e índios durante os séculos de colonização portuguesa.

Os Caboclos de pena que são os espíritos de índios, que tinham muito conhecimento sobre pesca, caça artesanatos, e de cura através das folhas. Os de couro ou Boiadeiros, são espíritos de vaqueiros que atuavam cuidando dos rebanhos bovinos, nas fazendas e sertões do nosso país.

A Jurema na Região Metropolitana do Recife
As entidades cultuadas eram: Jesus Cristo, chamado Caboclo Bom, e os santos João Evangelista e João Batista. Os orixás ganharam novas denominações, um exemplo é o Orixá Xangô, que passou a ser chamado de Xangô de Caboclo.

Jurema é a rainha das matas, filha mais velha de Tupinambá, conhecida por sua beleza e sabedoria. A Vela 7 Perfumada Dias Flovel Orixás - Jurema traz consigo a força da floresta e grande luz e poder espiritual. COMPOSIÇÃO: Parafina, pavio. COR: Verde, amarelo.

Usualmente, os caboclos chegam (incorporam) dando um grito, o qual denominamos brado. É uma forma de mantra para alguns e um grito de guerra para outros.

1. [Brasil] Que tem cor acobreada. Plural: caboclos |ô|.

Modo de ser na Natureza – A textura parece tecido desenhado com pequenos corações, sua cor é rosa escuro e verde claro. Quando surge na Floresta parecem penas apontando para cima.

QUANDO QUISER AGRADAR ESSA CABOCLA, VÁ A UMA MATA LIMPA, ESTENDA UMA TOALHA VERDE DE PANO E COLOQUE SOBRE ELA UM VINHO TINTO DOCE (PARA OXOSSI), UM COCO VERDE (PARA A CABOCLA),SUBSTITUINDO O LÍQUIDO DE DENTRO DO COCO POR VINHO COM MEL, ENFEITADO COM FITAS VERDE E VERMELHA. PARA OXOSSI UMA VELA VERDE E UM CHARUTO.

Cabe ressaltar, que este banho é composto pelas seguintes ervas: abre-caminho, alfazema, anis estrelado, aroeira, danda da costa, erva doce, jurema preta, levante e para tudo. Diante disso, percebe-se que na força da jurema é um banho de renovação do corpo e da alma dentro da ritualística dos encantados.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

3 - Ao entrar no Terreiro propriamente dito (área de Gira), com o dedo anelar da mão direita, deve-se bater três vezes no chão (formando um triângulo), pedindo licença e permissão para entrar no Terreiro e em seguida bater o dedo três vezes na cabeça, primeiro entre as sobrancelhas (fronte), depois acima da orelha ( ...

A LEGIÃO DA CABOCLA JUREMA É COMPOSTA APENAS POR GRANDES ENTIDADES QUE AMPARAM A TODOS OS QUE SOFREM E QUE UTILIZAM DE PROCESSOS DE CURA ATRAVÉS DE PASSES MAGNÉTICOS, ERVAS E VIBRAÇÕES ESPIRITUAIS, QUE SÃO REALIZADOS NAS CASAS DE CULTO.