Qual a Brachiaria mais produtiva?

Perguntado por: nxisco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Dentre as Brachiarias que podem ser inseridas nos sistemas integrados de produção, destacam-se as Brachiarias híbrida cv. Mulato II, Sabiá, e Cayana, por serem forrageiras de alta produtividade, com boa qualidade bromatológica e tolerância ao pisoteio dos animais.

A Brachiaria híbrida Mavuno, que tem apresentado índices de proteína 70% superiores aos capins convencionais, é o destaque da Wolf Sementes na Agronegócios Copercana 2022, feira promovida pela cooperativa, de 27 a 30 de junho, das 14h às 19h, no Centro de Eventos Copercana, em Sertãozinho.

A braquiária Brizanta produz cerca de 8 a 10 toneladas de matéria seca por hectare/ano (Alcântara et al., 1992), enquanto que braquiária Mulato produz cerca de 25 a 35 toneladas de matéria seca por hectare/ano (PIRES, 2006).

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca.

A cultivar BRS Capiaçu apresenta produção média de 100 t/ha/corte de massa verde, ou seja, 300 t/ha/ano em três corte anuais. Este potencial de produção representa cerca de três vezes a produção de biomassa obtida com as culturas do milho e do sorgo.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Lino Roberto Ferreira, no curso Formação de Pastagens com Braquiária em Consórcio com Milho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a Brachiaria brizantha possui características semelhantes às da Brachiaria decumbens, diferenciando-se por ser mais ereta, perfilhar menos e não emitir raízes adventícias nos ...

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

18%

O capim da maternidade
A BRS TAMANI é muito recomendada para animais em restabelecimento físico que necessitam alimentação altamente paletável, de ótima digestibilidade e alto valor nutricional ( até 18% proteína bruta M.S).

A Brachiaria tem folhas de menor porte e surgem no meio dos gomos. Ambas são plantas cespitosas porém a brachiaria possuem estolões, ou seja, ela se espalha mais cobrindo melhor o solo. Já o panicum consegue visualizar as plantas individualmente.

5 a 5,0 kg/ha

A recomendação de taxa de semeadura é de 3,5 a 5,0 kg/ha de sementes puras e viáveis, dependendo das condições de plantio.

Tempo de germinação: 7 a 21 dias dependendo das condições climáticas. Consorciação: Estilosantes Campo Grande.

“Se você quer aplicar calcário numa pastagem já estabelecida, quer fazer uma correção da fertilidade, mas não quer desfazer a sua pastagem, você pode aplicar esse calcário em torno de 1.000 a 1.200 kg sem incorporar”, recomendou.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

A Brachiaria híbrida cv. Mulato II é a mais indicada para o sistema ILP. Conclusão: os resultados obtidos no estudo apontaram vários benefícios dentro da Integração Lavoura-Pecuária e mostraram a importância deste sistema no incremento de produtividade da cultura subsequente e na saúde do solo.

O capim-angola (Brachiaria mutica) desenvolve-se muito bem tanto em solos férteis com variados graus de umidade quanto nos encharcados permanentemente.