Qual a bitola do fio para rede residencial?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Iluminação residencial simples: bitolas de 1,5 mm²; Tomadas de uso geral: bitolas de 2,5 mm²; Chuveiros: bitolas de 4mm²; Eletrodomésticos potentes (como ar condicionado): bitolas de 6 mm².

As bitolas para 36 amperes são também uma boa escolha para circuitos de torneiras, chuveiros e aparelhos de ar condicionado mais simples. Neste caso, o fio é de 6,0 mm². Mais complexas, as bitolas para 50 amperes são ideais para quadro de entrada de energia elétrica residencial.

O Cabo Flexível bitola 6mm² é ideal para circuitos de torneiras e chuveiros elétricos por exemplo. A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

O Cabo Flexível bitola 2,5mm² é ideal para circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral, como microondas e secador de cabelo). A bitola necessária para a instalação pode variar de acordo com a potência e equipamentos que serão ligados à corrente elétrica.

Para chuveiro com a tensão nominal de 127V e 5500W de potência, deve ser adotado disjuntor de 50A e a seção do cabo deve ser 10mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm².

Fio 6 mm para chuveiro
Chuveiros de 220V de tensão e 7500W de potência também utilizam fio de 6mm com disjuntor de 40A.

40A

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

Os fios da rede elétrica devem ser de cobre e ter seções mínimas conforme a ABNT (NBR – 5410); o do produto precisa estar conectado a um disjuntor termomagnético exclusivo.

O cabo de 16mm é muito utilizado para entrada de quadros de energia elétrica, por ter a bitola necessária para a instalação, dando o suporte na variação da potência na corrente elétrica.

O cabo de 4,0mm² chega a suportar 32A dependendo do método de instalação.

Tensão nominal e corrente máxima
O cabo PP 6mm suporta tensão de até 500V e corrente máxima de 32A.

2,5 mm²

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Um fio de seção nominal maior possuirá menor resistência a passagem de corrente, esquentará menos e consequentemente consumirá menos energia.

Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².

“A seção nominal mínima dos fios e cabos elétricos para os circuitos de tomadas de uso geral é de 2,5 mm², sendo indicada a utilização de disjuntores de 10 A”, orienta Delgado.