Qual a bitola do fio para 220V?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Por padrões, em uma rede com tensão 220 volts, pode ser utilizado cabo 2,5mm e, para rede 127 volts a partir de 4mm, dependendo para qual finalidade será utilizada esta tomada.

Dependendo de como esses fios são combinados, podemos ter tomadas 127v ou 220v. Em uma tomada com dois fios fase, temos a tensão de 220v. Já em outras, quando a ligação utiliza um fio fase e o outro neutro, temos 127v ou 110v. Em uma ligação elétrica feita de maneira correta, há ainda um quarto fio, que é o terra.

bom para fio de 4mm os chuveiros de 5500w são o ideao para garantir uma boa instalação com disjuntor de 32a.

A melhor opção para seu projeto elétrico predial e industrial, o Cabo Flexível 2,5mm SIL 100 Metros Amarelo suporta até 21,0 amperes sem aquecer, sendo indicado para circuitos de tomadas simples, luz, comando ou sinalizações, atendendo a norma ABNT NM 280.

1,5 mm²: circuitos de iluminação residencial simples. 2,5 mm²: circuitos de iluminação e circuitos de tomadas simples (eletrodomésticos em geral). 4 mm²: circuitos de tomadas simples, de torneiras e chuveiros elétricos e de aparelhos de ar-condicionado de pequeno porte.

O fio de 4 mm deve ser utilizado em chuveiros com tensão nominal de 220V com potência de 5500W, 4600W e 6400W e disjuntor de 30A.

O fio 10,0 é mais utilizado para redes de forma geral. O fio 6,0 é utilizado para redes, sub-redes, chuveiro elétrico etc. O fio 4,0 é utilizado para sub-redes de pequeno porte, e distribuição em circuitos ramificados a partir de um condutor maior.

Para 28 amperes, normalmente utilizado em geladeiras = Utilizar uma bitola de fio de 4,0 mm²; Para 36 amperes, normalmente utilizado em chuveiros elétricos = Utilizar uma bitola de fio de 6,0 mm²; Para 50 amperes, utilizado em equipamentos mais pesados = Utilizar uma bitola de fio de 10 mm².

Quantas tomadas posso ligar no mesmo fio 2.5? Pode-se dizer que um fio de 2.5mm pode alimentar cerca de dez tomadas comuns, de até 100 watts. Esse tipo de fio é capaz de suportar uma potência de até 1500 watts, desde que a instalação seja feita adequadamente.

Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto. Agora que você já identificou os fios, as voltagens e desligou o disjuntor novamente, basta conectar os que irão somar a potência desejada para aquele ponto e remontar a tomada.

7.700 watts de potência pode ser ligado no cabo de 6 milímetros quadrados para quem viu ontem eu postei essa imagem aqui.

Normalmente, existe a indicação na embalagem do chuveiro sobre o tipo de cabo correto para a instalação, considerando a potência e tensão do chuveiro. Conhecendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Recomendado para instalações internas e fixas em circuitos de força, luz, comandos, sinalizações, etc., em construções residenciais, comerciais e industriais. Por se tratar de um produto com boa flexibilidade, possui maior facilidade de instalação e manuseio.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm.